Francisco Tenório vai a Brasilia defender Vaquejada no Congresso Nacional
O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) fez questão de reforçar o ato em favor da regulamentação da vaquejada, terça-feira 25, em Brasília, na frente ao Congresso. Aliou-se à bancada federal para levar ao Congresso a sua posição favorável. “Conseguimos a garantia do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que o assunto será tratado com a ministra do STF Cármen Lúcia, para que seja elaborado um marco legal que contemple a atividade e não prejudique os mais de 700 mil empregos que são gerados pelos eventos”, afirmou.
O parlamentar participou de uma audiência pública, na Comissão de Esportes da Câmara Federal, que debateu a decisão do STF, ao considerar a vaquejada inconstitucional. “Estive ao lado da comitiva de vaqueiros de Alagoas e demais representantes de nosso Estado. Todos nós em defesa da vaquejada como esporte e como tradição cultural do Nordeste Brasileiro, que gera milhares de emprego e renda”.
Francisco Tenório, ao lado de vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas, durante protesto contra a decisão do STF que tornou inconstitucional a prática do esporte no Brasil.
“A vaquejada é uma tradição cultural nordestina que gera milhares de emprego e renda. Com as novas regras, o boi, hoje, quando corre, é com protetor de cauda já para não machucar. Eles são protegidos, têm boa alimentação e cuidados. Hoje em dia o que vale, em primeiro lugar, é o bem-estar dos animais, comentou Tenório, que é um dos amantes da vaquejada e adora cavalgar em sua terra Chã Preta.