Sesau e Governança avaliam prioridades na saúde
Saúde pública com mais eficiência e perto de quem mais precisa, começando da reestruturação da atenção básica à construção de novos hospitais, é o investimento priorizado pelo Governo Renan Filho até 2018.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem avançado nesta direção desde o início da atual gestão, e o primeiro dos novos hospitais desta meta de governo já está com as obras em andamento. A preferência de Renan Filho em investir para que o cidadão, que por direito faz jus a uma melhor assistência na área de saúde, foi o assunto do primeiro encontro de trabalho do secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Ediberto Omena, recém-empossado, com representantes da Governança.
A reunião, na sexta-feira (7), aconteceu na sede da secretaria, na Avenida da Paz, em Jaraguá. O foco do debate, de acordo com Ediberto, foi avaliar as ações prioritárias do Plano Estadual de Saúde (PES) para o quadriênio 2016-2019, que serão acompanhadas por sua diretoria. O plano, segundo ele, contempla ações de saúde que vão da atenção primária ao atendimento da média e da alta complexidade, incluindo a construção e melhoria em hospitais na capital e interior. O primeiro investimento do PES, no tocante à construção de novos hospitais, está sendo a Maternidade de Risco Habitual, que faz parte de um pacote de investimento – estimado em R$ 300 milhões – que o Estado fará na área de saúde até 2018. Ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica, as obras da unidade de saúde, um edifício com sete andares, estão em plena execução no bairro do Poço. “Além da Maternidade de Risco Habitual, está prevista a construção de outros hospitais, como o Metropolitano, no Tabuleiro do Martins, e o Hospital da Criança, também na parte alta da cidade; obras que reforçam o compromisso da gestão estadual na edificação de um legado sólido para a atual e as futuras gerações de alagoanos”, disse o executivo de Gestão Interna da Sesau.
Lisa Muniz, assessora da Governança na reunião – 1ª de outras que vão ocorrer para avaliar as prioridades do PES –, disse que o plano, construído a partir da discussão de prioridades e conhecimento dos principais problemas de saúde no Estado, contempla em suas diretrizes e metas muitas ações para garantir a assistência à população que depende do SUS – mais de 90% dos 3,3 milhões de alagoanos. Legenda: Ediberto Omena tem primeira reunião de trabalho com Governança para definir prioridades na área de saúde
Sesau e Governança avaliam prioridades na saúde Saúde pública com mais eficiência e perto de quem mais precisa, começando da reestruturação da atenção básica à construção de novos hospitais, é o investimento priorizado pelo Governo Renan Filho até 2018. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem avançado nesta direção desde o início da atual gestão, e o primeiro dos novos hospitais desta meta de governo já está com as obras em andamento. A preferência de Renan Filho em investir para que o cidadão, que por direito faz jus a uma melhor assistência na área de saúde, foi o assunto do primeiro encontro de trabalho do secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Ediberto Omena, recém-empossado, com representantes da Governança.