Estrela do Instagram revela vida falsa

A parisiense Louise Delage, de 25 anos, era uma estrela das redes sociais. Como outras jovens que causam inveja no Instagram, Louise publicava fotos suas jantando com amigos, na praia e aproveitando uma vida luxuosa ao ar livre. Em pouco mais de um mês na rede, a francesa já acumulava 65.000 seguidores.

Suas fotos pareciam iguais às de dezenas de outras celebridades do Instagram – e este era exatamente seu objetivo. O propósito de suas postagens estava escondido em um detalhe que passou despercebido para quase todos os seus seguidores: as bebidas alcoólicas. Em cada uma de suas 150 fotos publicadas no Instagram, Louise aparecia com uma taça, um copo ou uma garrafa.

No dia 22 de setembro, “Louise”, que não era seu nome verdadeiro, fez um último post na rede: um vídeo revelando que a conta não passava de uma invenção da agência de publicidade BETC, que a contratou para ser o rosto da campanha “Curta meu vício”. O projeto foi criado para a organização Addict Aide, que busca conscientizar a população sobre o alcoolismo entre os jovens.

 

Segundo a diretora criativa da campanha, Stéphane Xiberras, a agência queria evidenciar a dificuldade de detectar o vício, mesmo em alguém próximo. A conta falsa no Instagram procurou mostrar “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas que nunca suspeitaria que é alcoólatra”, disse Xiberras ao site AdFreak.

O burburinho da revelação de “Louise” gerou mais de 160.000 visualizações no Instagram e 230.000 no YouTube. A postagem final recebeu comentários de seguidores que disseram nunca ter desconfiado que se tratava de uma campanha. Para Xiberras, é assustador o fato de poucos terem detectado um problema, só porque as postagens mostravam uma menina bonita e com uma vida “desejável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *