Saiba quem são os 12 prefeitos eleitos ameaçados por ações no TRE
Doze prefeitos eleitos em Alagoas ainda aguardam definições da Justiça Eleitoral sobre a legitimidade de suas candidaturas, segundo informações divulgadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vencedores nas urnas, dez deles tiveram passe livre dos juízes de suas comarcas para disputar o voto nas urnas, mas os registros foram impugnados por coligações adversárias ou pelo Ministério Público Eleitoral. Outros dois ainda aguardam o julgamento de suas candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE).
Os prefeitos eleitos em Branquinha, Jairinho Maia (PSDB); Carneiros, Geraldo Filho (PMDB); Chã Preta, Rita Tenório (PMN); Colônia Leopoldina, Manuílson Andrade (PSDB); Olho D’Água das Flores, Nen (PR); Olho D’Água Grande, Zé Adelson (PSDB); Passo do Camaragibe, Vânia do Passo (PSD); São José da Tapera, Zé Antônio (PSB); Teotonio Vilela, Joãozinho Pereira (PSDB); e Traipu, Eduardo Tavares (PSDB), tiveram os registros de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral, mas questionados por adversários. Já os eleitos em Pão de Açúcar, Dr. Flávio (PMDB); e Campo Grande, Arnaldo Higino (PRB), estão com candidatura pendente de julgamento.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, Sebastião Costa Filho, afirmou que todos os processos referentes a registro de candidaturas terão prioridade para ser julgados em plenário. “Vamos nos esforçar para julgar estes processos o mais rápido possível”, explicou ele, prevendo que até o final do mês todos os casos devem estar resolvidos. De acordo com Sebastião Costa, para garantir a celeridade no julgamento dos registros, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou que, nos casos de pedido de vistas, os processos sejam devolvidos para decisão final dentro do prazo máximo de dez dias.
Dois outros casos chamam atenção em Alagoas. Nas cidades de São José da Laje e Jundiá, apenas os votos de um dos candidatos tiveram a totalização divulgada, já que os adversários tiveram os registros de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral. No placar da votação, o prefeito eleito em São José da Laje, Bruno Rodrigo Valença de Araújo (PMDB), aparece com 100% dos votos válidos, já que seu concorrente, Márcio José da Fonseca Lyra (PTB), não teve o aval da Justiça Eleitoral para participar da eleição. No entanto, ele entrou com recurso contra a rejeição do seu registro de candidatura e ainda aguarda decisão.
*Com Gazeta Web