Universitários protestam contra falta de transporte gratuito em Cajueiro
Um grupo de estudantes universitários protesta na manhã desta quinta-feira (6) em frente à prefeitura de Cajueiro, interior alagoano, para denunciar a falta do transporte gratuito para as faculdades e universidades de Maceió.
Cerca de 30 pessoas atearam fogo a pneus e bloquearam a passagem em duas ruas, uma em frente e a outra ao lado da sede da administração municipal. Eles reclamam que desde segunda-feira (3) o transporte foi cancelado.
A procuradora do município, Michele Araújo, informou que o cancelamento do transporte faz parte de uma medida que o município está tomando para reduzir despesas. “Como estamos no final do mandato, é preciso equilibrar as contas para cumprir e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Michele disse que, desde janeiro deste ano, as despesas aumentaram e que a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ficou mais difícil cumprir com serviços obrigatórios. “Os alunos da rede municipal continuam com o transporte, assim como estão mantidos os programas exigidos por lei. Mas os serviços não obrigatórios estão sendo suspensos”, afirmou.
A estudante de Fisioterapia Fernanda Lima disse que há três anos e nove meses, durante a gestão da prefeita do município, Lucila Toledo (PSDB), ônibus disponibilizado pela prefeitura faziam o transporte gratuito de cerca de cem alunos.
“Na segunda ficamos sabendo que o ônibus foi suspenso. Ainda esperamos nos outros dois dias, mas não deram nenhuma resposta, só informaram que a prefeitura cancelou o transporte”, relatou a aluna.
Sem o transporte gratuito, os estudantes precisam pagar passagens em ônibus intermunicipal ou vans. “O ônibus custa R$ 15 só a ida. Já a van cobra R$ 35 cada viagem. Não temos como nos manter na faculdade com esse gasto. Muita gente faltou esses dias. E quem tinha prova só está indo por causa disso”, disse.