Ator americano é condenado à morte por assassinato
O ator de teatro Daniel Patrick Wozniak, de 32 anos, foi condenado à morte, na última sexta-feira, por ter matado o veterano de guerra Samuel Herr, de 26 anos, e sua amiga, a estudante Julie Kibushi, de 23, no sul da Califórnia, em 2010. Sem dinheiro para pagar o aluguel e as despesas de seu casamento e da lua de mel, Wozniak planejou o assassinato de Herr, seu vizinho, com o objetivo de roubar 60 mil dólares que ele havia recebido pelos serviços prestados no Afeganistão.
No dia 21 de maio de 2010, o ator endividado atraiu o vizinho para um sótão com a desculpa de que precisava de ajuda para transportar alguns móveis. Em uma entrevista gravada pela polícia, Wozniak confessa ter atirado nas costas de Herr enquanto ele se ajoelhava. O criminoso ainda decepou a cabeça, as mãos e o antebraço, antes de despejar o corpo em um parque.
Como parte do plano para despistar os investigadores, Wozniak usou o celular do veterano de guerra para enviar mensagens a sua amiga Julie Kibuishi e atraí-la até o apartamento de Herr, na cidade de Costa Mesa. Depois de atirar duas vezes na cabeça da jovem, Wozniak removeu suas roupas e alterou a cena do crime para que parecesse que Herr a tivesse estuprado.
Na ocasião do crime, Wozniak fazia o papel principal no musical Nine, que era encenado no teatro Hunger Artists, na cidade de Fullerton. Apesar de seus esforços para confundir os policiais, foi preso dias depois, enquanto festejava sua despedida de solteiro. Os saques da conta de Herr levaram os investigadores até Wozniak.
O ator cumprirá pena no presídio de San Quentin, mas é improvável que seja executado no curto prazo. Há pelo menos 750 presos no corredor da morte da penitenciária.