Renan diz que Senado faz História e pede desculpas por atos passionais
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (31), na sessão que fará a votação final do impeachment de Dilma Rousseff, que a Casa está fazendo História ao julgar a presidente afastada. No discurso realizado na tribuna do Senado, o peemedebista também pediu desculpas ao país por excessos cometidos ao longo do julgamento pelos parlamentares.
“Raríssimas vezes na vida podemos dizer, sem ser pretensiosos, que estamos fazendo História. Hoje é uma dessas escassas ocasiões”, declarou o presidente do Senado.
“Discordamos, sim. Cometemos excessos, sim. E, por isso, peço desculpas ao país por qualquer atittude mais contunde ou passional. O grande exemplo que exalto nos senadores e senadoras é que vossas excelências praticaram a política no mais alto nível, feita à luz do dia. Com calor de debates, com confronto de ideias, como ênfase das paixões e rompantes dos corações”, complementou Renan.
Renan disse ainda que a democracia é um regime que não é infalível, mas corrige as próprias imperfeições. Segundo ele, se o Senado errar na decisão que vai tomar na votação final, “o povo nos corrigirá”. “Um dia a história nos julgará e a nossa única certeza é que não nos omitimos”, afirmou o presidente do Senado.