Quadros com a foto oficial de Dilma são retirados do Palácio do Planalto
Poucas horas depois de o plenário do Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, funcionários do Palácio do Planalto começaram a retirar os quadros com a foto oficial da petista dos gabinetes do prédio.
Nesta quarta-feira (31), os senadores aprovaram, por 61 votos favoráveis e 20 contrários, afastar definitivamente Dilma da Presidência.
Ela foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional, mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas. Com isso, ela poderá se candidatar para cargos eletivos e também exercer outras funções na administração pública.
Com o impeachment de Dilma, o vice-presidente Michel Temer, que já ocupava o cargo de presidente em exercício, assumirá a Presidência pelo restante do mandato. A posse de Temer foi realizada, às 16h, no plenário do Senado.
Dilma foi notificada da decisão do Senado às 15h05, e poucos minutos depois, fez um pronunciamento no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, acompanhada de militantes, ex-ministros de seu governo e parlamentares contrários ao impeachment.
Temer, por sua vez, acompanhou a votação no Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente. Após a sessão, ele foi ao Palácio do Planalto, onde foi notificado da decisão às 15h30.