NASA pode ganhar companhia em pousos na Lua
As viagens turísticas para fora do planeta parecem cada vez mais próximas de virar realidade. A empresa americana Moon Express acaba de receber autorização da Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, para realizar missões espaciais para a Lua. Essa é a primeira vez na história que o órgão de aviação americano dá o aval para uma empresa privada.
A empresa tem base em Cabo Canaveral, na Flórida, o mesmo lugar de onde saem a maioria dos foguetes enviados ao espaço pela Nasa. A princípio, a FAA autoriza que a Moon Express envie uma sonda para a Lua, mas a intenção da companhia é que, em breve, possa realizar missões espaciais comerciais.
Segundo o diretor-executivo da Moon Express, o governo norte-americano já deu autorização para outras empresas realizarem viagens para fora da órbita terrestre, mas nunca deu aval para pousar na Lua. Com isso, a companhia torna-se favorita para ganhar o prêmio Google X Lunar Prize, um concurso que dá U$$ 30 milhões para a empresa que conseguir enviar sondas à superfície lunar.