7ª Flimar começa dia 31 com homenagens a Fagner e Nise da Silveira
Produtores culturais, artistas e escritores se reuniram para o lançamento da 7ª edição da Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar), na manhã desta terça-feira (23), no Museu Palácio Floriano, no centro de Maceió. Neste ano, o evento tem início no dia 31 de agosto e segue até o dia 3 de setembro, com palestras, oficinas e apresentações musicais. A alagoana Nise da Silveira e o cantor Fagner serão os homenageados.
De acordo com o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, a expectativa é receber 32 mil pessoas, sendo 14 mil alunos do município. Outros 10 mil são moradores de Marechal e oito mil visitantes de Maceió, outras cidades alagoanas e de outros estados.
Esta edição acontece mais cedo, começando no dia 31 deste mês e encerrando as atividades no dia 3, com palestras, mesas redondas e oficinas em espaços, como o auditório do espaço cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul e a casa do Marechal Deodoro. Além disso, o evento traz uma programação de música e cultura popular, e, todos os dias, haverá música clássica no pátio do convento da cidade e shows no palco montado na orla lagunar.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FLIMAR!
Os homenageados desse ano são Nise da Silveira e Fagner. Sobre ela, acontecem três palestras no auditório principal. Já o cantor será tema de quatro rodas de discussão e, também, vai participar de uma entrevista coletiva com jornalistas e escritores alagoanos e de outros estados.
“Fagner chega na quinta feira e as atividades sobre ele acontecem na sexta. No sábado, ele fará o show de encerramento e já disse que vai ficar conosco durante todos os dias da Flimar”, informou Carlito Lima.
O secretário comentou, durante a coletiva, que as atividades da feira literária são para todos os públicos e, não apenas, “intelectuais, membros da academia”. “Qualquer pessoa pode participar e entender. As palestras são sobre fatos interessantes, do nosso cotidiano. O auditório principal tem 380 lugares e esperamos que as pessoas participem. A partir das 16h, a cidade será tomada pela cultura local, com muita música e folclore. Fora isso ainda temos a atração do sarau na casa do Marechal Deodoro, que reúne poetas que varam a noite recitando”.
Além da programação adulta, o evento tem a Flimarzinha, voltada a crianças com uma programação realizada em tendas montadas na orla lagunar, e a Flimar jovem, voltada para um público de 14 a 22 anos, sendo a novidade neste ano. Outra novidade são os food trucks que estarão na orla lagunar com diversas opções, inclusive, voltados para a gastronomia local.
Carlito acrescentou que haverá passeio ecológico pela lagoa e os museus. “Nosso museu de arte sacra é o mais bonito do Brasil e vale a pena ser visitado. Temos também outros pontos turísticos”, acredita.