Rui e Renan Filho tentam se firmar em 2016 para consolidar em 2018
O PSDB e o PMDB vão travar uma batalha fratricida nos cinco maiores colégios eleitorais do Estado. É luta de vida ou morte porque 2016 será uma prévia de 2018, quando o governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros, deverão se enfrentar pela segunda vez.
A disputa mais renhida será no Maceió, onde o prefeito Rui Palmeira vai se confrontar com o ex-prefeito Cicero Almeida. Segue-se a batalha em Arapiraca – o segundo colegio eleitoral -, onde o deputado Ricardo Nezinho com chapa puro sangue medirá forças com o ex-Rogério Teofilo e ainda tem a terceira via, deputado Tarcisio Freire(PP).
Em Palmeira dos Indios, , o candidato do governo é Verônica Medeiros) e o confronto direito é com PSB que tem o ex-tucano Julio Cezar com apoio do PP de Biu de Lira velho aliado do PSDB.
E em Santana do Ipanema,o PMDB marcha com o conselheiro Isnaldo Bulhões e o PSDB fica de olho no PPS de Edson Magalhães, já que Regis é aliado de Rui. Em Delmiro Gouveia, o PMDB vai de PHS com Carimbão e lá o PSDB anda órfão de apoio: Padre Eraldo e o vereador Vando Sandes eleitores de Renan Calheiros. os socialistas apóiam Miguel Coelho. Essas são, em tese, as cinco eleições mais importantes do Estado porque serão definidoras de 2018. Eleições municipais de 2016 serão uma espécie de “prévia” para as eleições gerais de 2018. O PSDB tem para 2018 duas joias da renovação política de Alagoas: Rui Palmeira e Rodrigo Cunha que juntos irão dar muito trabalho aos Renan’s.
O PSDB tem uma vantagem com dois partidos aliados: PP do Benedito de Lira e o PR de Mauricio Quintella.
Resta ao PMDB, o PSD de Marx Beltrão.