Paralisação dos servidores da Educação de Alagoas é encerrada

greveA Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) anunciou nesta quarta-feira (3) que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) aprovou a concessão da progressão de carreira dos servidores, o que inclui reajuste salarial e pagamento retroativo.

Esses assuntos estavam na pauta de reivindicações dos servidores, que paralisaram as atividades no último dia 28. O sindicato que representa a categoria decidiu em assembleia voltar às atividades, mas optou por manter o “estado de greve”.

De acordo com a Seduc, quase 8.500 servidores serão contemplados com a progressão, prevista para começar ainda em agosto. Além disso, eles terão direito a um percentual de 5% em relação ao que recebem atualmente e pagamento retroativo ao mês de aniversário do último enquadramento.

No último dia 28 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal) deu início a uma paralisação de 5 dias, que foi oficialmente encerrada nesta quarta, em uma assembleia realizada na sede do sindicato. A presidente do Sinteal, Consuelo Correia, afirma que a categoria ainda não foi oficialmente informada pelo governo a respeito do anúncio feito pela Seduc.

“Nós encerramos hoje porque já havíamos deliberado que a paralisação duraria somente cinco dias. E na nossa assembleia, fizemos a avaliação desse período. Essa semana nós iremos nos reunir com o governo, para tomar conhecimento desse assunto e também apresentar outras pautas que ainda estão pendentes. Ainda falta ver a questão dos secretários escolares, por exemplo”, explica Consuelo.

A presidente do Sinteal diz também que, até que se chegue um acordo a respeito das pautas da categoria, os servidores da Educação permanecerão em “estado de greve”.

“Dependendo de nossa conversa com o governo, podemos parar novamente. Vamos continuar construindo uma agenda de lutas, manter nossas atividades e definir quais serão os próximos encaminhamentos”, conclui Consuelo.

G1 AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *