Anúncios do EI em português motivam EUA a treinar brasileiros
Nas últimas semanas, o Estado Islâmico vem publicando anúncios em português, informando que precisa de pessoas fluentes no idioma oficial do Brasil. As autoridades entendem tais ações como uma forma de recrutar “fiéis” dispostos a praticar atos terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
No final de julho, o canal “Inspire the Believers”, ou “Inspirem os fiéis”, do aplicativo Telegram, pediu que “os lobos solitários de qualquer lugar do mundo sigam para o Brasil agora. Vistos e passagens serão muito fáceis de conseguir in sha Allah”.
De acordo com o The New York Times, autoridades dos Estados Unidos estão treinando unidades antiterrorismo do Brasil para lidar contra ataques químicos e biológicos principalmente em alvos frágeis, como restaurantes, casas noturnas e shoppings distantes das áreas mas próximas às arenas olímpicas.
“Os americanos estão tendo um papel chave para identificar as áreas que precisamos examinar”, revelou ao jornal o promotor Rafael Brum Miron, de Curitiba.
Na segunda quinzena de julho, a Polícia Federal prendeu preventivamente 12 suspeitos de estarem preparando ações terroristas para os Jogos do Rio de Janeiro.
MEDO
Um evento de tamanha magnitude requer segurança reforçada, como alguns momentos da história já demonstraram. Relembre, a seguir, os episódios mais delicados ao longo dos Jogos.
Notícias ao Minuto