Índios protestam por regularização de terras em Porto Real
Os índios da tribo Kariri Xocó fizeram um protesto pedindo a regularização do território indígena no município de Porto Real do Colégio, interior de Alagoas. O ato foi realizado na tarde desta quarta-feira (13).
De acordo com um dos membros da tribo, a índia Denízia, uma decisão liminar (provisória) emitida na semana passada determinava que que os Kariri Xocó desocupassem das terras que habitavam há dois anos naquele município.
“Estamos fazendo esse protesto para chamar atenção do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5) para que modifiquem a demarcação de terras. Toda a tribo acredita que o juiz julgou de maneira parcial o processo dos territórios. Portanto, queremos que esse processo seja refeito”, explicou Denízia.
A tribo afirma que está ocupando a BR-101, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não confirmou a informação.
Protestos
Além do protesto da tribo Kariri Xocó, indígenas de diversas tribos de Alagoas e Sergipe ocuparam, nesta manhã, a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada no centro de Maceió. Segundo os indígenas, a ocupação é um ato nacional e tem o objetivo de protestar contra as medidas do governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB).
G1 AL