Filhos de Pão de Açúcar caminham 800 quilômetros em peregrinação à Santiago de Compostela

1Dois pão-de-açucarenses  conseguiram caminhar 800 quilômetros numa peregrinação que saiu da cidade francesa de Saint Jean com destino à Santiago de Compostela, na Espanha. Eles são Roberto Souza, 57 anos, e José Antonio Soares da Costa, 46 anos, ambos são funcionários do Banco do Brasil e residem em Aracaju. Também participou da caminhada o sergipano, amigo e idealizador da aventura, José Eduardo Garcia, 60 anos.

A longa e árdua caminhada durou 29 dias e teve finalidade espiritual. Começou no dia 16 de maio e encerrou em 13 deste mês com a chegada dos três peregrinos à Santiago de Compostela, cidade que guarda os restos mortais de Thiago, o discípulo e irmão de Jesus.

Segundo Roberto Souza, a caminhada realizada em terras europeias foi um misto de aventura com turismo religioso, pois durante a peregrinação os três participantes contemplaram paisagens naturais fascinantes, igrejas e outros lugares destacados pela história universal.

A peregrinação foi programada a partir de um convite feito por José Eduardo Garcia aos dois amigos alagoanos de Pão de Açúcar. Eles arrumaram suas malas e no dia 14 de maio pegaram um voo com destino à Europa, saindo do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

E no dia 16, os caminheiros da fé já estavam com o pé na estrada  com destino a Santiago de Compostela, ora enfrentando baixíssimas temperaturas, ora sob o sol que surge nos países europeus para contrastar com  o frio rigoroso da França, Espanha, Alemanha, Inglaterra e outros países da Europa.

Foi uma jornada que exigiu fé, coragem, resistência e determinação para chegar ao lugar  visitado anualmente por milhões de pessoas que fazem turismo religioso em lugares pitorescos da Espanha.

A chegada à Santiago de Compostela foi muito comemorada pelos três caminheiros da fé, cuja façanha de caminhar 800 quilômetros para fortalecer o corpo, a alma e o espírito ficará marcada para sempre em suas vidas.

A peregrinação aumentou a fé dos três participantes e, ainda, fortaleceu a admiração e o orgulho de suas famílias, pois os filhos os consideram e os admiram como seus heróis, a exemplo da jovem Ana Beatriz Lira, filha de Roberto Souza, que postou uma mensagem de carinho numa rede social, expressando o orgulho que sente pelo pai. “Missão dada é missão cumprida! Morta de orgulho com meu fofucho que acabou a caminhada com dias de antecedência”, disse Ana Beatriz.

Logo após a longa caminhada, os peregrinos da fé foram repousar na cidade do time dos jogadores Messi e Neymar, isto é, Barcelona. E nesta segunda-feira (20), eles vão  estar visitando Madrid, a terra das famosas touradas. E nesta terça-feira (21), os três andarilhos retornarão para Aracaju, trazendo na mala muitas histórias desta fantástica aventura nos caminhos iluminados da França e Espanha.

Mas a façanha feita por estes dois pão-de-açucarenses que, nos idos de 1990, saíram de Pão de Açúcar e foram trabalhar e morar na capital sergipana, também enche de orgulho  os filhos da ribeirinha Terra de Jaciobá, pois a árdua jornada feita por eles servirá de referência para esta e futuras gerações.

Logo após a longa jornada, eles foram descansar em Barcelona, a terra do time de Messi e Neymar. E nesta segunda-feira (20) vão estar visitando Madrid, a terra das grandes touradas. E na terça-feira (21) vão retornar para Aracaju, onde eles residem.

 

Santiago de Compostela 

Santiago de Compostela é uma cidade e município (concello em galego) no noroeste de Espanha. É capital da comunidade autônoma da Galiza e faz parte da província da Corunha e da comarca de Santiago. O município tem 220 km² de área e em 2013 tinha 96 041 habitantes (densidade: 436,6 hab./km²).

É uma cidade internacionalmente famosa como um dos destinos de peregrinação cristã mais importantes do mundo, cuja popularidade possivelmente só é superada por Roma e Jerusalém. Ligado a esta tradição, que remonta à fundação da cidade no século IX, destaca-se a catedral de Santiago de fachada barroca, que alberga o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo.

A visita a esse túmulo marca o fim da peregrinação, cujos percursos, os chamados Caminhos de Santiago ou Via Láctea, se estendem por toda a Europa Ocidental ao longo de milhares de quilómetros. Desde 1985 que o seu centro histórico (cidade velha) está incluído na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em 1993 foi também incluído nessa lista o Caminho de Santiago, que já tinha sido classificado como o primeiro itinerário cultural europeu pelo Conselho da Europa em 1987.

Segundo a história, segundo a tradição,  neste lugar estão sepultados os restos mortais do discípulo de Jesus, Thiago. São Thiago. Daí O Caminho de Santiago de Compostela é feito através de peregrinação.

Compostela  é o mesmo que  Campo Estrela.  Passaram-se quase setecentos anos, quando em 822, dois camponeses acreditaram ter visto muitas luzes vindas de um bosque êrmo. Alertado, o Bispo Teodomiro empreendeu uma viagem ao local e lá encontrou o eremita Pelayo que lhe relatou que velava o túmulo de Santiago, todo envolto por luzes. Daí se originou a palavra Campo Estrela que é o mesmo que Compostela.

Santiago de Compostela é uma cidade e município (concello em galego) no noroeste de Espanha. É capital da comunidade autónoma da Galiza e faz parte da província da Corunha e da comarca de Santiago. O município tem 220 km² de área e em 2013 tinha 96 041 habitantes (densidade: 436,6 hab./km²).

É uma cidade internacionalmente famosa como um dos destinos de peregrinação cristã mais importantes do mundo, cuja popularidade possivelmente só é superada por Roma e Jerusalém. Ligado a esta tradição, que remonta à fundação da cidade no século IX, destaca-se a catedral de Santiago de fachada barroca, que alberga o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo.

 

A visita a esse túmulo marca o fim da peregrinação, cujos percursos, os chamados Caminhos de Santiago ou Via Láctea, se estendem por toda a Europa Ocidental ao longo de milhares de quilômetros.

 

Desde 1985 que o seu centro histórico (cidade velha) está incluído na lista de Património Mundial da UNESCO. Em 1993 foi também incluído nessa lista o Caminho de Santiago, que já tinha sido classificado como o primeiro itinerário cultural europeu pelo Conselho da Europa em 1987.

2 comentários sobre “Filhos de Pão de Açúcar caminham 800 quilômetros em peregrinação à Santiago de Compostela

  1. PARABÉNS BRAVOS CONTERRÂNEOS ROBERTO SOUZA E MEU AMADO SOBRINHO JOSÉ ANTONIO S. DA COSTA E O CORAJOSO IDEALIZADOR DO NOBRE EVENTO,SR. JOSÉ EDUARDO GARCIA!!!!…VALEU!!!…ENTRARAM PRA HISTÓRIA!!..rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *