Audiência Pública debate hoje aproveitamento hidroagrícola do Bálsamo

Assessoria

 

1A Câmara Municipal de Vereadores e a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) promove nesta segunda-feira (20) Audiência Pública sobre o aproveitamento hidroagrícola do projeto Bálsamo, voltado para produção de alimentos, frutas e verduras por irrigação.  O projeto praticamente parou no tempo por falta de ação política para consolidação do empreendimento. O evento terá início a partir das 08h00 e deve reunir cerca de 200 participantes.

Autor do requerimento, o vereador Júlio Cezar explica que o objetivo “é promover um profundo debate sobre esse tema tão fundamental ao desenvolvimento econômico da cidade de Palmeira e região. O grande desafio que teremos será avançar nas parcerias certas, gerar emprego e renda, mas para isso é necessário colocar o Bálsamo em funcionamento. Em função de sua importância para Palmeira dos Índios o Bálsamo não pode ser abandonado”.

“É um projeto que após sua efetivação pode gerar até 12 mil empregos diretos e indiretos. A Carpil tem interesse nesta obra porque entende que ela pode impulsionar nossa economia e transformar o município num grande produtor de alimentos e reduzir o êxodo rural entre jovens” destacou, o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, que incentivou a realização da Audiência Pública.

Projeto Bálsamo – O projeto de Aproveitamento hidroagrícola da Barragem do Bálsamo se localiza no município Palmeira dos Índios, ao norte do Estado de Alagoas, e pretende irrigar uma área de 700 ha. Principais obras: barragem, reservatório pulmão, estação de bombeamento, adutora e linhas de recalque.

A primeira etapa consistiu na execução da barragem situada na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco, distante aproximadamente 15km da cidade de Palmeira dos Índios. A segunda etapa compreende a implantação do sistema de irrigação envolvendo a estruturas de captação, linha de recalque, sistema adutor primário e o sistema parcelar para os 200 ha.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *