Monteirópolis comemorou 56 anos de emancipação com vasta programação
“Monteirópolis vem seguindo, em nossa gestão, os caminhos mais sérios, arrojados e cuidadosamente planejados no campo do desenvolvimento; muitas conquistas e avanços já alcançamos ao longo dos últimos três anos e meio, mas muito ainda temos que realizar”, afirmou em tom de comemoração, durante entrevista, o prefeito daquele município, Elmo Medeiros, durante as festividades pela passagem dos 56 anos de emancipação política nessa quarta-feira (15).
Nas primeiras horas da manhã, após o toque de alvorada, o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e a celebração de Missa em Ação de Graças, foram realizadas quatro inaugurações de obras empreendidas pelo gestor Elmo Medeiros: inauguração da reforma da Praça São Sebastião, inauguração da reforma do Posto de Saúde do povoado Agreste, inauguração da reforma do Posto de Saúde do povoado Lagoa da Arara, e inauguração da obra de construção da Unidade básica de Saúde do Povoado Paus Pretos.
A programação teve continuidade no início da noite, com participação maciça da população, em realização de desfile cívico de bandas fanfarras e outras instituições.
O evento prolongou-se à noite com três atrações, Jonas Esticado, Geninho Batalha e Rony & Mateus.
Emancipação do Município
Foi por meio da Lei nº 2.250, de 15 de junho de 1960, que foi concedida autonomia administrativa a Guaribas, sendo mudado então o nome para Monteirópolis, com o território separado da área de Pão de Açúcar. A instalação oficial do novo município se deu em 13 de agosto do mesmo ano.