Monteirópolis: 56 anos de história e desenvolvimento
A cidade de Monteirópolis localizada no interior do Estado de Alagoas comemorou nesta quarta-feira, 15, mais um aniversário de emancipação política. 56 anos de história e de desenvolvimento.
O município está situado na região centro-oeste do Estado, limitando-se a norte com o município de Olho D’ Água das Flores, a sul com Pão de Açúcar, Palestina e Jacaré dos Homens, a oeste com São José da Tapera e a leste com Jacaré dos Homens e Olho d’ Água das Flores. A área municipal ocupa 86,1 km2 (0,31% de AL), inserida na meso região Sertão Alagoano e na micro região de Batalha. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL- 220, com percurso em torno de 202 km.
A história do município começa por volta de 1870, e em seus primeiros registros constam que havia no local um arraial com cinco moradores. As casas eram feitas de taipas e pertenciam aos senhores Manoel Antônio Barbosa, Pacífico de Albuquerque, José Domingos Monteiro, Antônio Prudente e Manoel Mingote sendo eles considerados os primeiros habitantes do lugar. O desenvolvimento de Monteirópolis, nome dado a um dos fundadores começou por volta de 1902, com a chegada de novos habitantes. Assim começou o surgimento das casas, a expansão do comércio, e a criação da feira. E em 1923 foi construída uma capela, e a vila passou a chamar-se Guaribas, nome procedente de uma espécie de macacos, que havia em grande quantidade na região, permanecendo até a emancipação do município.
A Vila Guaribas foi crescendo, e em 1959 já tinha características de uma pequena cidade, mesmo ainda pertencendo ao município de Pão de Açúcar. Neste mesmo ano, os habitantes arriscaram a autonomia administrativa, mas, somente em 1960, por meio da Lei Nº 2.250, Guaribas foi elevada à condição de Município autônomo, com o nome de Monteirópolis, em homenagem a um de seus fundadores o Sr. José Domingo Monteiro.
Nesta Quarta-feira (15) o aniversário da cidade foi comemorado, e na abertura das solenidades aconteceu o tradicional espocar de fogos, e toque da alvorada às 06h da manhã. Em seguida, às 8h, aconteceu o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Além de centenas de moradores e visitantes, várias autoridades se fizeram presentes; o Presidente da Câmara de Vereadores do município José Ivan Santana (PDT), Prefeito Elmo Medeiros (PMDB), Vice-prefeito Elisson Medeiros (PSD) e demais autoridades políticas do município.
Por volta das 10h da manhã foi celebrada a Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade, a qual teve como celebrante o pároco local, Pe. Bruno Igor.
A população do município comemorou intensamente, participando de várias atividades recreativas organizadas por equipes de produção, compostas por moradores da própria cidade.
Da Redação c/ informações do Portal Municipal