Quintella anuncia drenagem no Cais do Porto de Maceió
Segundo o Ministro dos Transportes e Porto, o alagoano Maurício Quintella, o governo Michel Temer chega com uma característica diferente do anterior. “Queremos melhorar a transparência do marco regulatório e garantir segurança jurídica para viabilizar os investimentos dos portos. Com o Ministério dos Transportes respondendo também pelos portos e aviação civil, o Brasil vai voltar a pensar nos modais de forma integrada”, ressaltou.
Os portos de Maceió (AL) e Fortaleza (CE) estão com os processos de licitação da dragagem em andamento, anunciou Quintella. O presidente do Porto do Recife, Flavio Gouveia, se reuniu com o Ministro Maurício Quintella, na tarde de ontem, em Brasília. No encontro, Flávio Gouveia destacou a importância de incluir o Projeto de Ampliação e Dragagem do Porto do Recife no Programa Nacional de Dragagem 2 (PND2).
O projeto do ancoradouro recifense contempla obras para readequação das bacias de manobra, implantação de fossos de retenção de assoreamento – para diminuir as restrições operacionais do porto e aumentar a sua capacidade comercial na atração de novos negócios – e balizamento dos canais de acesso, promovendo maior segurança à navegação.
Os estudos foram desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), ligado diretamente à Secretaria dos Portos; o volume a ser dragado no Porto é de 5.109.277m³ e o valor total previsto para a obra é de 170 milhões de reais. Dentro do PND2, os portos de Rio Grande (RS), Panaguá (PR), Santos (SP) e Rio de Janeiro já estão com as obras de dragagem contempladas e os contratos assinados.
O outro pleito de Gouveia foi o de conseguir recursos para a obra de Ampliação da Dragagem dos Cais 07 ao 10 que está diretamente relacionada ao Terminal Marítimo de Passageiros. A obra foi licitada em 2013 e o contrato assinado no mesmo ano. Uma emenda de bancada garantiu uma verba de R$ 80 milhões na Lei Orçamentária Anual de 2016. Em relação especificamente ao Porto do Recife, o ministro destacou a importância do leilão do Terminal Marítimo de Passageiros que será realizado no próximo dia 31 de agosto. “Vamos nos esforçar para viabilizar o projeto de ampliação do cais 07 ao cais 10, o que certamente beneficiará o leilão do Terminal que está em curso”. O presidente do Porto do Recife, Flávio Gouveia, que assumiu a gestão do ancoradouro há 10 dias, saiu bastante otimista da sua primeira reunião em Brasília. “O ministro entendeu a urgência e recebeu muito bem os pleitos, comprometendo-se, pessoalmente, em tentar destravar os recursos e viabilizar as obras. A ampliação do cais 07 ao 10 e a dragagem são fundamentais para que o Porto do Recife retome grandes operações, atraia novos tipos de carga e mantenha a qualidade no atendimento aos turistas de cruzeiro”, frisou.