Maceió tira nota 9,5 no ranking de Transparência do MPF
Segundo avaliação do Ministério Publico Federal(MPF) divulgado no seu site na quarta feira(8), em Alagoas, Maceió está entre os portais da transparência melhor avaliado no Estado, obtendo o primeiro lugar com a nota 9,5.
Uma diferença de 0,5 referente à primeira pesquisa realizada no ano de 2015. No quesito do Estado, na primeira avaliação teve nota 6,8 e agora subiu para 7,60, ficando assim atrás de Maceió.
Outras cidades bem avaliadas: em segundo lugar vem Delmiro Gouveia com gestão de Lula Cabeleira(PMDB) com nota 7,1 na primeira avaliação e passou na segunda para 9,2. Quebrangulo que tem o tucano Manoel Tenório com 8,2 e Passo de Camaragibe com 7,9. A curiosidade é que nove das 102 cidades de Alagoas tiveram nota zero. A cidade de Maragogi já tinha recebido no ano passado nota zero e agora repetiu a dose. As demais cidades são: Piaçabuçu, Anadia, Limoeiro de Anadia, Santana do Ipanema, Igaci, Senador Rui Palmeira, Girau de Ponciano, Piranhas e Jacuipe.
Dessas apenas Piranhas o prefeito foi afastado.
Esse ranking Nacional da Transparência que mostra o grau de cumprimento de leis referentes a transparência no Brasil,, em uma escala que vai de zero a dez. Nos casos onde não houve esclarecimentos das contas da administração pública teve nota zero. Além das ações civis públicas que cobram o cumprimento das leis de transparência de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.