Porto Rico realizou prévia democrata neste domingo
Embora os cidadãos de Porto Rico não votem nas eleições presidenciais dos EUA, em 8 de novembro, eles participam do processo que irá selecionar os candidatos. Neste domingo (5), um caucus do Partido Democrata irá atribuir 60 delegados de acordo com os votos dos eleitores. Porto Rico tem ainda sete superdelegados, liberados para votar em quem quiserem na convenção do partido.
O Partido Republicano já realizou sua primária porto-riquenha no dia 6 de março, com vitória de Marco Rubio, que encerrou sua campanha nove dias depois.
Independentemente do resultado, Hillary Clinton deve se aproximar ainda mais de sua nomeação, já que mesmo o candidato que perde uma prévia democrata consegue alguns delegados na distribuição proporcional.
A ex-secretária de Estado precisa de apenas 70 delegados para atingir os 2.383, maioria que garante a nomeação na convenção do partido, que acontece entre 25 e 28 de julho na Filadélfia, Pensilvânia.
Bernie Sanders já não tem chances matemáticas de conseguir delegados suficientes nas prévias, porque precisa de 836 e há 781 disponíveis. Sua única esperança é conquistar praticamente todos os 124 superdelegados que ainda não declararam seus votos e conseguir convencer alguns dos que apoiam Hillary a mudar de ideia.
O calendário de prévias democratas inclui ainda uma última Superterça, no dia 7, quando votam eleitores de Dakota do Sul, Dakota do Norte, Novo México, Nova Jersey, Montana e Califórnia, este último o estado com mais delegados em todo o país. Os últimos 20 delegados do partido serão atribuídos em 14 de junho, em Washington D.C.
Fonte: G1