Canafistula espera receber 20 mil romeiros neste domingo para celebrar Frei Damião
Canafístula, distrito de Palmeira dos Índios, celebra esse domingo, 05 de junho, a partir das primeiras horas do dis. a passagem do 19º aniversário do falecimento do que foi o seu mais adorado representante religioso, Frei Damião de Bozzano, considerado pelos devotos nordestinos como o sucessor de Padre Cícero Romão Batista, tido como santo por grande parte do povo cristão católico.
Canafístula de Frei Damião, na cidade de Palmeira dos Índios, realiza, neste domingo, portanto, as festividades pelos 19 anos da morte do “Apóstolo do Nordeste”, com uma imensa romaria, como acontece todos os anos desde o seu falecimento. Os romeiros realizam caravanas para renovar a fé, pela morte do frei capuchinho.
O encontro religioso conta com uma vasta programação festiva, que envolve apresentações artísticas, culturais, barracas de artesanato e comidas típicas, além do ponto mais alto do evento que é a missa campal na associação de Frei Damião. Tradicionalmente, A romaria já tem início na madrugada, com o canto do ofício realizado por grupos religiosos da cidade, prosseguindo então com o restante da programação até o final.
Anualmente, uma multidão de aproximadamente 20 mil romeiros, em média, visita o distrito de Canafístula com caravanas advindas de cidades e estados circunvizinhos. O encontro dos fiéis consegue mobilizar e reunir em um só lugar mais essa avalanche de peregrinos, que seguem em procissão pelas ruas do lugarejo.
Os romeiros vão ao distrito com a missão de rezar e agradecer por bênçãos recebidas, além de deixarem marcados tradicionalmente, na Casa das Promessas, roupas, retratos e objetos feitos em madeira e gesso.