Rio ganha estátua da escritora Clarice Lispector
O bairro do Leme, na Zona Sul do Rio, ganhou no último domingo (15) uma estátua da escritora Clarice Lispector. Ela foi moradora do bairro durante 12 anos.
A ideia de homenagear Clarice, que morou no Leme durante 12 anos, partiu da professora de literatura Teresa Monteiro, biógrafa de Clarice, e foi apoiada, entre outras pessoas, pela atriz Beth Goulart, que representou a escritora no teatro. Juntas, elas fizeram um abaixo-assinado para que a estátua de Clarice, com o cachorro Ulisses, fosse erguida. “Foi um conjunto de forças, união de várias pessoas”, conta Teresa à agência Brasil.
Já no domingo, dia da inauguração, a estátua foi “tietada” por cariocas e turistas. A estátua foi feita pelo artista Edgar Duvivier. Ele produziu 40 miniaturas de Clarice com o cachorro que foram vendidas para admiradores da escritora, para financiar a estátua maior, inaugurada no Leme. No início do mês, onze das miniaturas foram furtadas de uma marmoraria em São Cristóvão, mas, mesmo assim, o artista conseguiu concluir a obra principal.
Fonte: G1