Pão de Açúcar: CLISADEQ completa três anos de sucesso na luta contra a dependência química
Por Helio Fialho
Fotografias: Helio Fialho
A Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico (CLISADEQ) completa neste domingo (8), três anos de existência na luta contra a dependência de drogas.
Inaugurada no dia 8 de maio de 2013, a Clínica está localizada no Sítio Santa Cruz, zona rural de Pão de Açúcar. A entidade pertencente ao Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser, criado pelo psicólogo e professor universitário Diomedes Rodrigues da Silva Junior, um profissional abnegado e de vasta experiência no combate à dependência química em adolescentes e adultos.
Apesar das grandes dificuldades financeiras que vem enfrentando, principalmente em razão da crise econômica sem precedente que ora abate o País e, ainda, pela falta de comprometimento de algumas autoridades representativas do estado de Alagoas, a CLISADEQ continua de portas abertas e prestando um importantíssimo serviço à sociedade.
O tratamento medicamentoso às pessoas vitimadas pelo crack, cocaína, solvente, álcool e outras substâncias químicas que jogam seus usuários no fundo do poço, tem sido ofertado com o objetivo de resgatar os entes queridos para o seio da família e da sociedade, oportunizando-os de novo ao exercício da cidadania.
Somadas ao tratamento medicamentoso estão as atividades terapêuticas desenvolvidas na CLISADEQ, para os pacientes e suas respectivas famílias, pois, em se tratando de dependência química, a família do portador também adoece simultaneamente, conforme afirmou o psicólogo Diomedes.
Segundo informações colhidas junto à diretoria da entidade, nestes três anos de criação, já passaram pela clínica mais de 150 pacientes, os quais são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta de um psiquiatra, dois psicólogo, uma terapeuta ocupacional, uma assistente social, um médico clínico, uma enfermeira, uma nutricionista, três técnicos de enfermagem, um terapeuta de família e uma brinquedista, seis monitores, duas cozinheiras e dois serviços gerais, somando um total de 23 funcionários à disposição dos pacientes.
Além da assistência permanente dos profissionais que integram a CLISADEQ, o “DQ” quando permanece internado recebe, ainda, contínuas visitas de grupos religiosos ligados às diversas denominações cristãs, os quais realizam trabalhos de cunho espiritual com o objetivo de fortalecê-lo na luta para vencer o grave problema que o afeta.
O Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser (ISA) é uma entidade de cunho social, filantrópico e sem fins lucrativos que tem, além do bem sucedido projeto CLISADEQ, outros projetos para serem implantados dentro município de Pão de Açúcar, com destaque para um espaço para abrigar e tratar cães abandonados e um centro de apoio ao rio São Francisco, sendo que estes ainda estão em estudo.
Enquanto estes dois outros projetos não têm prazo para sair do papel, a CLISADEQ continua de vento em popa e trabalhando com eficiência em prol do bem-estar das famílias de Pão de Açúcar e de outros municípios.
Para isto, conta com a colaboração de alguns comerciantes que fazem doações de itens alimentícios que ajudam na complementação das seis fartas refeições servidas diariamente aos pacientes internados.
E nestes três anos de existência, a Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico já realizou, em parceria com entidades como SENAR e outros parceiros, cursos de computação, fabricação de material de limpeza, pintura em tela, pintura em telha e outros que promovem a qualificação de seus pacientes.
A Clínica que já é legalmente reconhecida como de Utilidade Pública municipal e estadual, conta, ainda, com uma ajuda financeira da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar que, apesar de estar enfrentando, também, crise financeira, não tem se negado a ajudar.
Mas para manter o resultado satisfatório no trabalho de resgate de vidas, a exemplo de alguns pacientes que chegaram a perder seus empregos e suas famílias e agora, recuperados, voltaram a trabalhar e reconquistaram seus lares, a CLISADEQ conta com a dedicação ilimitada de sua diretoria e, também, de seu fundador Diomedes Rodrigues da Silva Júnior que, em tempos de crise econômica, tem injetado dinheiro do próprio bolso para manter a clínica em pleno funcionamento.
É importante destacar o importante trabalho deste profissional guerreiro, responsável, humano e voltado para a valorização da criatura humana que, mesmo enfrentando dificuldades em consequência de uma crise econômica jamais vista no Brasil, Diomedes Rodrigues já construiu, com dinheiro vindo do salário que recebe como psicólogo e vereador, uma piscina e está construindo um campo de futebol para o lazer dos pacientes.
Por este extraordinário trabalho que vem sendo realizado em prol das famílias pão-de-açucarenses e alagoanas, parabéns, CLISADEQ, pelo seu aniversário! Você tem sido uma mãe que acolhe cada filho que recebe!