Escola Joaquim Fonseca realiza Piquenique Literário para comemorar Dia do Livro

Por Helio Fialho

Fotogafias: UMEJF

3A Unidade Municipal de Ensino Joaquim Fonseca, localizada no Alto Fonseca, na cidade de Pão de Açúcar, realizou, neste sábado (16), um Piquenique Literário para comemorar o Dia do Livro e aniversário de 134 anos de nascimento de Monteiro Lobato, conhecido como o “Escritor da Infância”. O evento teve como objetivo incentivar o gosto e o prazer  pela leitura, de forma atrativa, uma iniciativa do 3º Ano do Ensino Fundamental.

No piquenique diversas atividades foram realizadas, a exemplo de alfabetização, contos de estórias produzidas pelos alunos, leituras de fábulas e apresentações musicais.

Segundo o professor João Kelvin, um dos organizadores do Piquenique Literário, ao lado da professora Andrea Fonseca, a aula externa foi realizada na tradicional Praça Senhor do Bonfim e as pessoas que passavam naquele local paravam para prestigiar as apresentações infantis.

As crianças que estudam na Unidade Municipal de Ensino Joaquim Fonseca ficaram contentes com a realização deste evento literário. A escola é dirigida pela educadora Ruth Gonzaga. 

Conhecendo Monteiro Lobato

Para quem não sabe, José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ele nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, São Paulo, e faleceu no dia 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo. Foi o criador do Sítio do Picau Amarelo.

Contista, ensaísta e tradutor, Lobato era formado em Direito e atuou como  promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles no livro Urupês, sua obra prima como escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. O Sítio do Pica Pau Amarelo é a obra literária mais importante de sua criação.

Na Casa de Monteiro Lobato, na cidade de Taubaté (São Paulo),  existe uma rica exposição de suas obras. Consta também, na exposição, que o escritor ao receber o convite para integrar a Academia Brasileira de Letras, ao lado de outros imortais, ele rejeitou o convite porque não queria o seu nome figurando ao lado do nome do “ditador” Getúlio Vargas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *