Especialistas do Brasil e do mundo debatem sustentabilidade em Alagoas
Elayne Pontual
Alagoas recebeu, na manhã da última quinta-feira (07), especialistas nacionais e internacionais para discutir formas de colocar as teorias e visões da sustentabilidade a serviço da população. O evento aconteceu no Hotel Ritz Lagoa da Anta e contou com uma plateia de estudantes, professores e pesquisadores da área.
O evento teve a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ibama, Braskem, WWI-Worldwatch Institute, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), Algás, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Pure Energy e Granbio. Na ocasião, houve a assinatura de adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do memorando de intenções da Universidade de Berkeley, na Califórnia.
De acordo com Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, o memorando foi o primeiro passo para o Estado firmar convênio com Berkeley. Além de Gustavo, assinaram os documentos Alexandre Ayres, secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Hélder Lima, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Gary Andersen, cientista chefe do laboratório de sustentabilidade da Universidade de Berkeley.
O fórum contou com duas mesas redondas. A primeira, abordou as principais questões que envolvem fontes de energia sustentáveis e foi composta por Hélder Lima, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gelson Cerutti, diretor geral da Pure Energy, Davi Bibiano, doutor em Energia Elétrica e professor da Ufal, José Antônio Bressioni, diretor agrícola da Granbio e Arnóbio Cavalcanti Filho, diretor presidente da Algás.
A segunda mesa, que abordou os desafios e soluções para o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), contou com a participação de Gustavo Carvalho, superintendente de Recursos Hídricos, Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Régia Melo, relações Institucionais da Braskem, Nadia Frabré, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Ufal e Antônio Pinaud, ex-presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e novo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. Durante o evento, Eduardo Athayde, diretor do WWI, apresentou o relatório “Estado do Mundo”, produzido anualmente pelo instituto há mais de 30 anos, em cerca de 20 idiomas. Algumas versões impressas do relatório foram distribuídas aos participantes do fórum.