Oliveiro Torres confirma candidatura à reeleição e fala sobre sua gestão em Igaci
Um prefeito com discurso e postura de candidato à reeleição. Assim é Oliveiro Torres Piancó. O peemedebista disputou a primeira eleição em 2012 e venceu.
O desafio será apresentar seus acertos e lidar com os erros de sua gestão. Para o peemedebista, o saneamento básico de toda zona urbana e a construção da Fábrica de Beneficiamento de Frutas são os principais acertos da gestão. Na avaliação de seu primeiro mandato, Oliveiro- diz não ter economizado investimentos na saúde e educação.
EA. Como prefeito de Igaci, qual foi o maior desafio que o senhor enfrentou até então?
Oliveiro – A maior dificuldade é a grande procura por emprego, as pessoas têm nos procurado desde o primeiro momento, todos sabem que a prefeitura não tem como suportar esse grande quantidade de pessoas trabalhando porque não temos como pagar. Fizemos um concurso público, muitas pessoas da cidade passaram, um concurso honesto, sem conchavos.
EA. Como estão as finanças do município hoje?
Oliveiro – Pegamos um município com muitos débitos de previdência, FGTS, Pasep, precatórios e tivemos que fazer parcelamentos, e conseguimos manter isto em dia, tanto é que tiramos o município do Cauc, e começamos a receber recursos. Tem sido uma dificuldade grande porque comprometemos aproximadamente 129 mil reais por mês para pagar dívidas anteriores e apesar da crise temos cumprido.
EA. Sua gestão já contabiliza diversas obras. O senhor destacaria as mais importantes e revelaria por quê?
Oliveiro – A obra mais importante que estamos fazendo é o saneamento básico, com mais de 50% executada, estamos trabalhando na estação de tratamento e é uma obra que vai proporcionar saúde para o município, acabando com o esgoto e fossas sépticas.
EA. Igaci está crescendo muito. Quais são os reflexos deste crescimento na administração? O que senhor tem feito?
Oliveiro – Temos procurado equilibrar as finanças, tem melhorado as estruturas físicas dos postos de saúde, das escolas, calçamento, estamos construindo a indústria de beneficiamento de frutas , sendo também uma das mais importantes da gestão, e vai alavancar em relação a emprego direto e indiretamente, proporcionando renda para nossa cidade,
EA. A saúde pública em Igaci tem ganhado destaque, visto que vem dando suporte a cidades vizinhas. Fale-nos sobre a atenção que o senhor tem dado ao setor.
Oliveiro – A saúde em Igaci, assim como no estado e no Brasil tem recursos muito escassos, dificuldades grandes e uma demanda que a cada dia vem crescendo, e as pessoas cada dia mais vem procurando seus direitos. Tanto nos postos de saúde, como na unidade mista faça ao menos o básico, mas na unidade estava realizando o atendimento não só para a população de Igaci, como de Palmeira, Estrela de Alagoas, Coité do Noia, mas sabe da dificuldade que tem pra manter, porque os recursos que vem não respondem a 40% que é gasto nela e temos que tirar recursos próprios.
EA. Na área de educação, que balanço o senhor faz?
Oliveiro – Estamos melhorando toda estrutura física das escolas que antes não tinham condições nenhuma de funcionamento, com escolas sem banheiros, as carteiras antigas de madeira, que foram substituídas por carteiras anatômicas para que os alunos possam estudar com dignidade. Melhoramos a estrutura física das escolas dos povoados Santo Antonio, Novo Rio, Riachão, Dionísio, Lagoa de Cima, Lagoa do Félix. Na zona urbana na escola Medeiros Neto estamos fazendo um quadra esportiva e vamos fazer o muro de toda a escola. Fizemos uma quadra na escolar Padre Farias e estamos fazendo uma reforma colocando forro em toda a escolar, ar condicionado, banheiros e estamos melhorando toda a estrutura física das escolas municipais e estamos mantendo pagamento em dia, além de aumento que cabia no orçamento para os professores no ano passado. Temos procurado fazer com que nossa educação e nossos professores e alunos possam trabalhar e estudar com dignidade com um espaço físico com condições estruturais.
EA. Como tem sido a convivência entre o Executivo e o Legislativo municipais?
Temos uma bancada com a grande maioria, temos trabalhado com transparência, e eles têm colaborado muito para que a administração da gente avance e as melhorias realizadas em Igaci devemos muito a Câmara de vereadores.
EA. Como está a base política que o elegeu? Ela está coesa em torno de sua administração?
Tivemos na eleição passada um grupo pequeno, hoje temos um grupo bem maior. Conseguimos na passada eleger quarto vereadores, hoje temos oito vereadores de mandato. Temos um grupo coeso que tem um único propósito, somente ver Igaci crescer. Nosso grupo é harmonioso e todos têm trabalhado com um objetivo comum.
EA. Seu nome aparece nos bastidores políticos como pré-candidato a Prefeito. O senhor pretende postular a reeleição?
Com certeza. Temos trabalhado com um objetivo de ver a cidade da gente com condições melhores de vida pra o nosso povo. O trabalho que temos feito em toda cidade, como na zona rural, acredito que nos condiciona para pleitearmos a eleição, que não é fácil, tem suas dificuldades, mas temos muito a mostrar. O que vamos fazer é pedir para que as pessoas comparem o antes e o agora, como era Igaci e como está sendo vista no estado de Alagoas.
Estadão Alagoas