Jornalista santanense Petrúcio C.Melo morre em São Paulo
Morreu nesta quinta-feira, 31, em São Paulo, o jornalista nascido em Santana do Ipanema, o apresentador e jurado Petrúcio Melo.
Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apresentador, colunista de TV, Petrúcio foi jurado dos programas do Silvio Santos e Chacrinha.
Segundo o jornalista contemporanêo, Fernando Valões, Petrúcio deixou Santana do Ipanema no final dos anos sessenta, revoltado com parte da sociedade santanense depois que ele programou a realização de um baile para escolher as celebridades e espalharam pela cidade comentários homofóbicos contra a realização do baile.
Revoltado e humilhado, foi embora para São Paulo para nunca mais voltar. Conta Valões ainda: “Os pais moravam na rua Ministro José Américo, faleceram e ele não participou dos sepultamentos. Mesmo discriminado, nunca deixou de elogiar a terra natal, citando durante as entrevistas e nos seus programas de TVs que nasceu em uma cidade que tem um jumento na entrada principal, como símbolo da força do sertanejo.
Antes de ir para São Paulo, Petrúcio C Melo chegou a trabalhar na redação do velho jornal associado: Jornal de Alagoas ao lado de Zito Cabral, Aldo Ivo, Alberto Jambo, Freitas Neto e este blogueiro.
Petrucio C Melo substituiu o jornalista Luiz Tojal na televisão Jornal do Commercio do Recife que pertencia ao senador F. Pessoa.
Em 2013, O apresentador Petrúcio Melo esteve internado em São Paulo. O ex-jurado dos programas de Silvio Santos e Chacrinha na época deu entrada em um hospital em Santo Amaro com água no pulmão. O quadro piorou e chegou a ter duas paradas cardíacas.
Brilhou na decada de 80 até 90, o jornalista Petrúcio C. Mello. Figurinha fácil em programas de TV dos anos 80, início da década de 90, como Troféu Imprensa e Flávio Cavalcanti.
Petrúcio Mello teve problemas sérios de saúde, que acabaram o levando a amputar uma das pernas. O jornalista criou expressões engraçadas para avaliar os jurados: Ispiciá (para os regulares), ispicibê (para os bons) e ispicizê (quando eram ótimos). Em certa premiação do Troféu Imprensa disse que colocaria Silvio Santos no ‘gasofilasco’.
Petrucio C. Mello, jornalista, radialista foi ex-jurado de inúmeros programas de TV, dentre eles, o “Trofeu Imprensa”, Show de Calouros” e “Programa Silvio Santos”.
Por Bernardino Souto Maior