Autorizada entrega de repelente contra o Aedes aegipty aos reeducandos
Os familiares e visitantes dos reeducandos que se encontram no Sistema Prisional, em Maceió, tem mais um item autorizado na lista de produtos destinados aos custodiados. A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) autorizou a entrada de “repelente contra mosquitos” na lista de produtos permitidos nos dias de visita. O item já pode ser entregue neste final de semana nos presídios.
A inclusão do produto na lista vem reforçar a campanha de combate ao mosquito Aedes aegipty, causador de doenças como Dengue e Zika. Com a publicação, fica permitida a entrada de um frasco de repelente 150ml por reeducando, que deve ser entregue junto com a feira. A composição do repelente deve ser em pasta ou creme, com exceção dos líquidos, que são feitos à base de álcool, substância proibida nas unidades.
Conforme a assessora especial da Seris, Rídina Motta, a inclusão do item foi uma solicitação da Gerência de Saúde para fortalecer a ação preventiva contra o mosquito e promover a saúde dos apenados. “Buscando prevenir possíveis problemas devido ao surto do Zika Vírus, a Ressocialização está permitindo a entrada de repelentes nas unidades, mas seguindo todo o processo que já é feito com os demais itens, passando por um minucioso processo de revista”, comenta.
A gerente de saúde da Ressocialização, Larissa Vital, afirma que os servidores penitenciários estão mobilizados na campanha de combate ao mosquito Aedes aegipty. “Desde o mês passado estamos promovendo palestras, distribuindo panfletos e orientando todos aqueles que entram no Sistema sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio com o vírus. Além disso, fizemos mutirões para limpeza e preservação das unidades, eliminando possíveis focos do mosquito”, lembra.
Além do repelente, os visitantes podem entregar biscoitos doces e salgados; leite em pó; desodorantes cremosos transparentes; sabão em pó; gel dental transparente; escova de dente, dentre outros itens de higiene pessoal.
Assessoria