Nasa captura imagem incrível de galáxias colidindo no espaço

5

Apesar de não ser um evento incomum, é absolutamente fantástico assistir à colisão de galáxias, que forma uma fantástica explosão celestial. De acordo com o GizModo, o telescópio Hubble capturou uma imagem que mostra o aglomerado de galáxias MACS J0416, composto pela junção de dois clusters que estão se fundindo. Ela fica localizada na constelação de Eridanus, localizada há uns 4,3 bilhões anos-luz, e coletivamente ostenta uma massa 420 vezes maior que a da Via Láctea.

Ainda segundo a publicação, evidências mostram que apesar de parecerem uma coisa só na foto, isso ainda não aconteceu, pois resquícios de matéria escura ainda estão alinhados com o gás quente de tonalidade azul. Caso as galáxias já tivessem se fundido, a matéria escura e o gás já estariam separados, segundo os cientistas. “Além disso, o aglomerado de galáxias MAC J0416 contém um núcleo compacto de gás quente, que poderia ter sido obstruído caso a colisão fosse completada”, cita o GizModo.

Este objeto tem peso suficiente para curvar a liz, o que cria um efeito chamado pelos cientistas de ‘lente gravitacional’, fenômeno que permite aos cientistas vislumbrar galáxias existentes a centenas de milhões de anos-luz após o Big Bang.

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *