Operação apura denúncia feita por meio do aplicativo Juntos pela Saúde

218511_ext_arquivoPara apurar uma denúncia feita através do aplicativo ‘Juntos Pela Saúde’, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria de Saúde de Maceió e do Corpo e Bombeiros realizaram, nesta sexta-feira (18), a inspeção de um imóvel abandonado no Conjunto Murilópolis, no bairro da Serraria.

O flagrante foi realizado de forma anônima e mostrava uma piscina com acúmulo de água no imóvel, que representa um local propício para criadouro do Aedes aegypti. “O aplicativo Juntos Pela Saúde foi lançado no dia 29 de fevereiro e já registrou 604 denúncias apenas em Maceió”, destacou o responsável técnico pelo aplicativo, José Alencar Feitoza.

De com o agente de saúde, Edvan Lima, o trabalho de fiscalização de imóveis abandonados é feito em parceria com as equipes da Defesa Civil e estão sendo realizados em todo o Estado. “As equipes foram preparadas e estão atuando junto com a população, enfrentando, de forma técnica e profissional, esse momento de desafio que Alagoas experimenta”, ressaltou o agente.

Durante a fiscalização, a equipe constatou a veracidade da denúncia. “No imóvel foi verificado o acúmulo de água e as equipes realizaram o procedimento padrão com a aplicação de larvicida”, explicou Edvan Lima.

Após o trabalho de desinfecção do local, com aplicação de larvicida, as equipes realizaram o registro fotográfico, enviando o material a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde de Maceió. “O dono do imóvel será notificado e terá que resolver o problema em definitivo”, destacou.

José Alencar esclareceu que o aplicativo também está ativo no interior do estado e já recebeu denúncias de 27 municípios, sendo a maioria de Rio Largo, Arapiraca e Marechal Deodoro. “Em Maceió, o perfil das denúncias têm se concentrado em lixo e entulho, água parada e imóveis abandonados. Já no interior, os registros de esgoto a céu aberto são a principal fonte de preocupação por parte da população”, ressaltou José Alencar.

Como Baixar – Para realizar o download do aplicativo, basta acessar a loja virtual Play Store para o sistema operacional Android e digitar Juntos pela Saúde. Dessa forma, o aplicativo Juntos pela Saúde permite a colaboração efetiva entre cidadão e a Sesau nas atividades de denúncias, monitoramento e troca de informações necessárias para a prevenção, resolução e combate ao Aedes aegypti.

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *