Em meio a polêmica, Oscar 2016 consagra “Mad Max”, “Spotlight” e DiCaprio

3184227385-oscar-3692114112O filme “Mad Max: Estrada da Fúria” foi o grande vencedor da 88ª cerimônia do Oscar realizada, na noite do último domingo (28), em Los Angeles. O evento consagrou ainda Leonardo DiCaprio em uma premiação quase ofuscada pela polêmica causada pela falta de negros entra os indicados. Apresentador da noite, Chris Rock fez duras críticas ao racismo em tom de ironia.

Apesar de “Mad Max” ter levado seis estatuetas para casa, o filme não venceu nenhuma das principais categorias. O grande prêmio da noite, por exemplo, ficou com “Spotlight: Segredos Revelados”. Contrariando as apostas, o longa levou o Oscar de Melhor Filme.

Já a estatueta de Melhor Diretor ficou com Alejandro Iñarritú por “O Regresso”. Afita levou ainda o troféu de Melhor Fotografia e, finalmente, rendeu um prêmio a DiCaprio.

Após cinco indicações frustradas, o loiro subiu ao palco para fazer o discurso de vencedor e foi ovacionado pela plateia.

Falta de negros

Apresentador do evento, o humorista Chris Rock fez piadas bem ácidas durante toda a premiação. O comediante – escolhido para ser o anfitrião bem antes de ser anunciado os indicados – não só debochou da ausência de negros na disputa pelo Oscar como criticou o racismo na sociedade americana.

Os brincadeiras do ator deixaram alguns dos convidados famosos um tanto desconfortáveis. “Adoramos você, mas você não se encaixa no clube”, disse após afirmar que existe sim preconceito contra negros em Hollywood.

Rock citou a violência polical americana antes de chamar o VT em que a Academia lembra os artistas que faleceram no último ano: “No segmento ‘In Memorian’ só vão ter pessoas negras mortas pela polícia enquanto iam ao cinema”.

O astro também criticou os colegas que boicotaram a festa devido a ausência de negros entre os indicados. “Jada [Pinket-Smith] boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Não fui convidado”, debochou.

Em seguida, o ator fez um desabafo: “Não é uma questão de boicotar nada. Só queremos oportunidades. Atores negros querem as mesmas oportunidades”.

Decepções

Muita gente ficou frustrada com a derrota de Sylvester Stallone na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Favorito ao prêmio, o eterno Rocky Balboa perdeu o troféu pata Mark Rylance de “Ponte dos Espiões”.

Lady Gaga perdeu o prêmio de Melhor Canção Original para Sam Smith. Até mesmo o cantor se mostrou surpreso com a vitória. A música “Til It Happens To You”, cantada pela loira, era a favorita. A composição fez parte da trilha do documentário “The Hunting Ground”, sobre o problema da violência sexual nos campi das universidades americanas.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou uma campanha contra o abuso sexual antes da estrela pop inicar seu número musical.

Único representante brasileiro na festa, a animação “O Menino e o Mundo” perdeu o prêmio para “Divertida Mente”, da Pixar.

Confira a lista de vencedores:

Melhor Filme

“Spotlight – Segredo Revelados”

Melhor Ator

Leonardo DiCaprio – “O Regresso”

Melhor Atriz

Brie Larson – “O Quarto de Jack”

Melhor Ator Coadjuvante

Mark Rylance – “Ponte de Espiões”

Melhor Atriz Coadjuvante

Alicia Vikander – “A Garota Dinamarquesa”

Melhor Diretor

Alejandro G. Inarritu – “O Regresso”

Melhor Documentário

“Amy”

Melhor Filme Estrangeiro

“O Filho de Saul” (Hungria)

Curta-metragem

“Stutterer”

Melhor canção original

“Writing’s on The Wall”, Sam Smith – “007 Contra Spectre”

Melhor Roteiro Original

“Spoligth: Segredos Revelados”

Melhor Roteiro Adaptado

“A Grande Aposta”

Melhor Figurino

“Mad Max: Estrada da Fúria”

Melhor Design de Produção

“Mad Max: Estrada da fúria”

Melhor Cabelo e Maquiagem

“Mad Max”

Melhor Fotografia

“O Regresso”

Melhor edição

“Mad Max: Estrada da fúria”

Melhor Edição de Som

“Mad Max: Estrada da fúria”

Melhor Mixagem de Som

“Mad Max: Estrada da fúria”

Melhores Efeitos Especiais

“Ex-Machina: Instinto Artificial”

Melhor Curta de Animação

“Bear Story”

Melhor Animação

“Divertida mente”

Documentário em Curta Metragem

“A Girl in the River: The Price of Forgiveness”

Melhor Trilha Sonora

“Os 8 odiados”

FONTE: TV Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *