Medo de assalto faz igrejas investirem em sistemas de segurança
A recorrência de assaltos a igrejas e casas paroquiais têm deixado a comunidade católica assutada. Com medo da violência, muitas igrejas estão investindo em sistema de segurança para se proteger das ações dos criminosos.
A Paróquia São João Maria Vianey, no bairro do Clima Bom, já foi assaltada duas vezes. O padre instalou algumas câmeras de segurança, mas elas não foram suficientes para inibir a ação dos bandidos.
“A gente sabe que não vai ser a solução, essa é a verdade. Nós tentamos fazer outra coisa na comunidade, tentamos investir nos nossos jovens, evangelizar nossos jovens para ver se eles se tornam evangelizadores de outros jovens, que muitas vezes estão no mundo das drogas, da prosituição, da violência”, avalia o padre Pacilon
De acordo com dados da Arquidiocese de Maceió, desde 2015 já foram registrados 20 assaltos a casas paroquiais e igrejas. Os números são um alerta principalmente para quem nunca passou por uma situação dessa, como a comunidade da Igreja São Vicente de Paulo, no Conjunto Graciliano Ramos.
Desde 2014, a igreja conta com uma ferramenta que se tornou indispensável, as câmeras de segurança. Há uma sala onde todo o sistema de circuito interno é monitorado com rigor. Além das câmeras.
“A gente nunca foi assaltado, mas a gente tem que se prevenir. Temos 16 câmeras, temos cães, tem o sistema de alarme, cerca elétrica”, comenta Roneide Maristela, articuladora da igreja.
G1