Famílias de Pão de Açúcar receberam títulos de propriedade pelo Moradia Legal II
Nesta quinta-feira (25), 203 famílias de baixa renda moradoras do Alto Humaitá e Conjunto Zequinha Teófilo, duas comunidades urbanas de Pão de Açúcar, foram contempladas com o registro gratuito de imóveis do Moradia Legal II, programa de cunho social criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, na gestão do atual presidente, o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas.
O programa é executado em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (ANOREG) e prefeituras, sendo que 70 das 102 prefeituras alagoanas já aderiram ao programa que tem a função de simplificar a legalização de áreas urbanas e rurais ocupadas clandestinamente, em especial por pessoas de baixo poder aquisitivo.
Em Pão de Açúcar, município alagoano localizado no sertão e distante da Capital 240 quilômetros, o auditório da FASVIPA ficou lotado de pessoas, em um evento muito concorrido que contou com a presença de diversas autoridades, dentre essas, o desembargador Washington Luiz, o prefeito Jorge Dantas, o juiz Sérgio Wanderley Persiano e a promotora de Justiça, Martha Bueno, sendo estas duas últimas autoridades titulares da Comarca de Pão de Açúcar.
O evento contou, ainda, com a presença da presidente da ALMAGIS, Dra. Fátima Pirauá, do vice-presidente da ANOREG,Dr. Iran Malta, do coordenador do FUNJURIS, Dr. Henrique Teixeira, além dos juízes Giovanni Jatubá (Comarca de Piranhas) e Durval Mendonça Júnior (Comarca de Santana do Ipanema), do tabelião José Manoel da Silva (1º Cartório de Pão de Açúcar), do representante da OAB/AL, Flávio Almeida da Silva, além do deputado estadual Inácio Loiola, os prefeitos Gualberto Pereira (Olho D’Água do Casado), João Carlos Rodrigues (Senador Rui Palmeira), Luiz Nobre (Carneiros), Gildo Rodrigues (Poço das Trincheiras), Avânio Feitosa (Belo Monte) e Eliane Silva Lisboa (Palestina) e o vice-prefeito de Pão de Açúcar, Marco Tavares.
Vereadores de Pão de Açúcar e de outros municípios, secretários e outros assessores municipais, lideranças comunitárias, representantes de entidades, profissionais da imprensa e populares também fizeram parte do grande público que prestigiou o acontecimento.
Dentre as autoridades que fizeram uso da palavra, destacamos o desembargador Washington Luiz, na qualidade de presidente do TJ/AL, e o prefeito Jorge Dantas, na qualidade de gestor do município de Pão de Açúcar.
Logo após a solenidade, autoridades jurídicas, políticos, lideranças comunitárias e populares foram recebidos pelo prefeito Jorge Dantas e pela primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, que, na residência oficial do chefe do Executivo municipal, ofereceram um almoço aos participantes do evento.
Este evento de cunho social que aconteceu em Pão de Açúcar está sendo bastante elogiado pela população pão-de-açucarense e de outros municípios, principalmente pelo grande benefício social que prestou às famílias de menor poder aquisitivo.