Chefão do boxe quer a inclusão de pugilistas profissionais já na Rio 2016
Uma verdadeira revolução pode acontecer nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O presidente da Associação Internacional de Boxe (Aiba), Ching-Kuo Wu, quer que os pugilistas profissionais sejam capazes de disputar a Olimpíada deste ano.
Atualmente, apenas os boxeadores amadores podem competir nos Jogos, mas o dirigente afirmou que a barreira que impede profissionais de disputarem o maior evento do esporte mundial deve ser derrubada nos próximos meses.
Assim, nomes como Floyd Mayweather e Wladimir Klitschko estariam aptos a participar da Rio 2016.
“Nós queremos que os melhores pugilistas venham ao Jogos Olímpicos. É o aniversário de 70 anos da Aiba em 2016, e queremos mudar alguma coisa – não daqui a quatro anos, mas agora. É uma política do COI (Comitê Olímpico Internacional) ter os melhores atletas nos Jogos, e das federações internacionais a Aiba é provavelmente a única sem atletas profissionais na Olimpíada”, disse Ching-Kuo Wu em entrevista à Press Association Sport durante evento da associação em Manchester.
A Aiba é a maior organização do boxe amador, mas agora pretende lançar os pugilistas profissionais nos Jogos. “Depois de 70 anos, depende da Aiba acertar uma boa fundação que durará por muitas décadas”, continuou o presidente.
“Quando eu assumi a presidência em 2006, eu deixei muito claro que os termos do amadorismo não são muito relevantes, pois quando você olha agora para todos os esportes olímpicos, quem é realmente amador?”
“Eu penso que o processo é muito claro, e nós planejamos considerar isso muito cuidodasamente. Nós já recebemos uma resposta muito forte e positiva de nossos membros, e todos estão animados e gostariam de ver isso”, garantiu.
Atualmente, os países participam do processo para definir seus lutadores nos Jogos do Rio. Mas, caso a Aiba consiga retirar a barreira antiprofissionalismo, cada federação nacional poderá nomear quem quiser para continuar na seletiva.