Tremor de terra assusta moradores de São José da Tapera
Aparelhos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasiília (Obsis – UnB) registraram, no fim da noite da última segunda-feira (22), um abalo sísmico de baixa magnitude na cidade de São José da Tapera, localizado no agreste de Alagoas. O tremor assustou os moradores da região.
Segundo o radialista Arnaldo Neto, morador de São José da Tapera, o tremor de terra é o assunto do momento na cidade. “No momento do abalo estava dormindo, mas muitos vizinhos sentiram e quando amanheceu, não se falava outra coisa por aqui”.
Ainda segundo Neto, os moradores demoraram a perceber que se tratava de um abalo. “Todo mundo pensou que algum banco havia sido explodido por criminosos, já que no ano passado houve alguns episódios na cidade”.
O professor George Sand, do Obsis-UnB, o abalo foi registrado por volta das 23h50 da segunda-feira (22). “O tremor teve magnitude de 2,0 na escala Richter. Possivelmente, foi provocado por alguma estrutura geológica que se movimentou e se acomodou. E a população só sentiu porque deve ter ocorrido próximo à superfície”, explica.
O professor da UnB afirma também que esse é o segundo caso de tremor registrado pelo Observatório Sismológico em 10 anos. A outra ocorrência foi em 2006, em Traipu.
“Em Traipu, o tremor foi de intensidade 3,6. Mais forte que o de São José da Tapera, mas ainda assim, considerado de baixa intensidade. Aquela região, no entanto, não registra a ocorrência de muitas atividades sísmicas”, conclui George Sand.
Fonte: globo.com