Geraldo Cardoso representa forrozeiros alagoanos em audiência no Ministério do Turismo
O Matuto de Luxo Geraldo Cardoso representou os forrozeiros alagoanos, na última quarta-feira, 17, em Brasília, em audiência com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que contou com a presença dos principais nomes do forró de raiz do Brasil.
Na oportunidade os forrozeiros solicitaram ao ministro a inclusão do São João no Calendário Oficial do Turismo de Inverno no Brasil e segundo Geraldo Cardoso, o encontro também serviu para mostrar algumas demandas da categoria. Os artistas também agradeceram ao ministro e pediram para que o Cadastur (cadastro de artistas direto ao Ministério) seja simplificado.
Na audiência com o ministro, Geraldo Cardoso disse que houve reclamação observando que o São João está sendo descaracterizado na região. “É importante destacar que, durante o São João, os forrozeiros de raiz estão sendo deixados de lado, em detrimento da contratação de artistas e bandas descaracterizadas”, observa o cantor.
Segundo ele, o turismo repassava valores para empresas que criavam uma festa que não tem nada a ver com o São João. Na audiência, entre as demandas reivindicadas, os artistas solicitaram ao ministério que reforçasse ações para promover a festa junina nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil.
“Também solicitamos a realização de uma pesquisa para fazer o levantamento da economia gerada pela festa nos principais polos brasileiros, para que no futuro possa facilitar a captação de patrocínios privados e investimentos”, pontuou.
Geraldo Cardoso comenta ainda que a proposta é que o São João do Brasil cresça ainda mais, a partir da divulgação nacional, pois uma festa típica e cultural como o São João precisa de reforço para ser mais divulgada.
APOIO
O ministro Henrique Eduardo Alves prometeu atender a pauta dos músicos. “Ainda acrescentou que tentará levar um grande evento para Brasília e prometeu lutar por um palco dedicado ao forró nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, explicou.
Participaram da audiência, além de Geraldo Cardoso, Aldemario Coelho, os cantores Santana, o Cantador, Genival e João Lacerda, Nádia Maia, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro e integrantes do grupo Quinteto Violado, além de artistas da Bahia e da Paraíba. O encontro teve o apoio do deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT), autor de emendas para a cultura do Estado.
Olívia de Cássia – Ascom