Medalhista olímpica deixa o esporte para tratar câncer
A nadadora holandesa Inge Dekker, de 30 anos, deixará provisoriamente o esporte para submeter-se ao tratamento contra o câncer de colo de útero. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Confederação Holandesa de Natação.
Apesar da decisão, a esportista não desistiu dos planos de se classificar para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Depois de cerca de três anos de preparação intensa para o evento, a atleta sabe que a prioridade será a sua saúde.
“É evidente que quando se recebe uma notícia como esta, o diagnóstico de um câncer, tudo se torna bagunçado. Durante três anos só pensei nos Jogos, e quando uma coisa dessas acontece, você se dá conta de que tudo é relativo nesta vida”, afirmou a nadadora.
A holandesa é uma das principais apostas de seu país para a modalidade, já que é detentora de várias medalhas olímpicas. Dekker conquistou nos 4x100m livre o outro em Pequim 2008, a prata em Londres 2012 e o bronze em Atenas 2004.
Apesar das dificuldades, a atleta afirmou que está positiva quanto a sua recuperação, e que não desistirá das Olimpíadas. “Estou pensando positivamente e farei tudo que está em minhas mãos para me recuperar. Também não quero me esquecer do Rio de Janeiro, continuo com esta competição em minha cabeça”, decretou Dekker.