“Olhos de lince” no comando do 10º BPM em Palmeira dos Índios
Assim como há uma mulher presidente (talvez a única que deu errado, juntamente com a “prefeita “ostentação” lá do maranhão), há mulheres prefeitas, vereadoras, deputadas, senadoras, governadoras, médicas, jogados de futebol, altas executivas, comandantes de avião comercial, e há aquelas que se dedicam às forças armadas; exército, polícia, marinha, e aeronáutica. E agora, nos enche de orgulho o fato de termos uma mulher no comando da nossa polícia militar.
Pelo seu perfil como profissional na Polícia Militar de Alagoas, é bom que a bandidagem saiba que a diferença está só no sexo, e não na aptidão e coragem. Mulher tem olhos de lince! Entenda a expressão: “Ter olhos de lince significa enxergar longe, uma vez que esses bichos têm a visão apuradíssima. Os antigos acreditavam que o lince podia ver através das paredes.”.
“A Oficial Combatente da PM major Fátima Basilio (Maj QOC PM Mat. 80727 MARIA DE FATIMA BASILIO DE LIMA DO VALLE) foi designada pelo Comando da PM de Alagoas para conduzir o 10º BPM sediado em Palmeira dos Índios.
A oficial tem 43 anos de idade e 22 de bons serviços prestados à polícia. Do seu casamento com o ten. do Valle, tem 3 filhos. Ela faz parte da história da PM de Alagoas como a única oficial superior a comandar um Batalhão.
Natural de Maceió, major Fátima tem passagens por vários batalhões como BOPE, Cavalaria, 1º, 2 º em União dos Palmares, 4º e 5º BPM.
A militar é especialista em explosivos (curso que adquiriu no Estado do Paraná)”.
Presentemente ela é a única oficial na história da PM de Alagoas que continua na tropa e a comandar um Batalhão.
“A primeira mulher a conquistar a patente de oficial-general dentro dos quadros das Forças Armadas Brasileiras. Trata-se da capitão-de-mar-e-guerra Dalva Maria Carvalho Mendes, cuja ascensão ao posto de contra-almirante foi assinada pela presidenta Dilma Rousseff naquela data. Na ocasião, o ministro da Defesa Celso Amorim acompanhou a assinatura do ato de promoção juntamente com o Comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, Comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Juniti Saito.”
A inserção das mulheres nos múltiplos segmentos profissionais já se transformou numa rotina, já tendo passado do seu tempo de volta. O machismo acabou!
Cabe á sociedade palmeirense dá total apoio à garra da major Fátima Basilio , que tem deixado por onde por onde passa, uma trilha de coragem e competência, e acima de tudo dignidade.
Da Redação
Excelente matéria e que seja bem vinda à tribo.