AL é exemplo ao país com redução de mais de 30% de casos de dengue
As ações intensificadas de combate do mosquito Aedes aegypti têm consolidado Alagoas como exemplo de campanha em todo país. Em um mês de operações do projeto de força-tarefa, liderada pela Defesa Civil, o Estado já conseguiu reduzir 31,58% a incidência dos casos de infestação de dengue em toda a região, caindo de 874 ocorrências registradas em janeiro de 2015 para 598 neste ano.
Em função disso, o governo do Estado reforça a luta contra o mosquito neste sábado (13) com a solenidade de abertura do Dia “D”, que contará com a participação do governador em exercício, Luciano Barbosa, e do ministro da Comunicação Social, Edinho Silva. O evento será realizado a partir das 8h, no 59° Batalhão do Exército, em Maceió.
Responsável pelas ações na luta contra o mosquito, o coordenador da Defesa Civil, major Moisés Pereira, ressalta a importância de continuar avançando no trabalho de erradicação e garante reduções significativas também para o mês de fevereiro.
“Os resultados são muito expressivos. Alagoas tem desempenhado a campanha de maneira exemplar, sendo, inclusive, reconhecida em todo o Brasil pelas transformações conquistadas. Enquanto outros estados aumentaram as incidências de dengue, nós reduzimos em mais de 30% os casos da doença apenas no mês de janeiro. Já tivemos evoluções significativas, mas é preciso prosseguir com as atividades e assegurar novas quedas de registro no Estado”, destaca o major Moisés Pereira.
A grande operação simultânea ocorrerá em diversos municípios alagoanos. As cidades da grande Maceió, com exceção de Paripueira, além de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e São José da Laje recebem a visita dos agentes de endemias e mais 630 homens das Forças Armadas com trabalhos de conscientização e fiscalização nas comunidades.
Na capital Maceió, os bairros de toda a parte baixa da cidade serão beneficiados com o projeto, como Vergel do Lago, Trapiche, Prado, Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Mangabeiras, Cruz das Almas e Ipioca. As áreas do Farol e Pintaguinha também serão palco da ação, assim como os bairros de Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Santa Luzia na parte alta.
Fonte: Agência Alagoas