As mulheres da Carpil e as novas tecnologias
A cada ano que passa a presença das mulheres Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios- CARPIL, no Show Rural Coopavel cresce proporcionalmente.
Neste segundo dia de evento, as cooperadas do programa Carpil Mulher participaram no auditório central de uma palestra sobre o papel da mulher no cooperativismo e agronegócio proferida pela agente de Desenvolvimento Humano e gerente da Unicoop, Sandra Aparecida dos Santos, considerada madrinha da caravana. “Procuro refletir com elas o que elas podem contribuir para o desenvolvimento, não só da sua família mas também para o sucesso da atividade rural”, explica.
Outra atividade visitada pelos componentes da caravana alagoana foi a vitrine agroecológica da Emater e da Embrapa inserido no Parque Tecnológico onde acontece o Show Rural. A mandala (que facilita a irrigação e garante maior produtividade); a estufa em bambu; sementes crioulas e plantas alimentares não-convencionais (como cará, inhame, cúrcuma e mangarito); o plantio de culturas consorciadas (em que uma espécie traz benefícios para outra) e sistemas de irrigação alternativos por aspersão, microaspersão e gotejamento foram algumas das técnicas vista pelos agricultores familiares da Carpil.
Outras técnicas expostas na Vitrine incluem: relógio biológico de plantas medicinais; caldas e defensivos alternativos; fruticultura temperada e tropical; captação, armazenamento e utilização de água da chuva; bioconstruções; aquecedor solar de água com materiais reciclados; criação de abelhas nativas sem ferrão; adubação verde, consórcios e plantas companheiras; forrageiras, banco de proteína e alimentação animal alternativa; homeopatia animal e vegetal; entre outras.
Vale salientar que o programa Quintais Produtivos foi implantado como política pública em Alagoas por intermédio da Recuperação de Nascentes e das tecnologias adquiridas no Show Rural.
O objetivo será com as novas técnicas adquiridas transformar os quintais produtivos em um novo projeto para o cultivo de ervas medicinais. A técnica apresentada e futuramente implantada em Alagoas e no Nordeste será plantar entre nos canteiros de hortaliças agroecolgicas, ervas medicinais que servem como uma farmácia viva, para atender as necessidades e combater enfermidades que possam acometer o corpo humano. “Assim como o programa de nascentes que culminou nos quintais produtivos que geram emprego e renda para os agricultores, agora implantaremos o programa de ervas medicinais ampliando e modernizando com métodos ecologicamente corretos, para a produtividade local através das técnicas adquiridas no Sul do país”, explica Luciano Monteiro.
Os produtores aprenderam também, novas técnicas de manejo das vacas leiteiras. “No início da nossa vinda para o Show Rural, os produtores só tiravam leite pela manhã. Com o aprendizado e novas técnicas, a Carpil adquiriu os primeiros tanques de resfriamento do Nordeste, livrando a população de tomar um leite com qualquer tipo de adulteração”, finaliza o presidente da Carpil.