Bruno Soares é campeão de duplas do ‘Australian’
Depois de uma série de boas campanhas, Bruno Soares, enfim, conquistou um Grand Slam nas duplas masculinas. Na manhã deste sábado, ao lado do britânico Jamie Murray, o brasileiro venceu Daniel Nestor/Radek Stepanek, por 2 sets a 1, parciais de 2-6, 6-4 e 7-5, e faturou o Australian Open.
Foi apenas a terceira vez que um brasileiro foi campeão no Major australiano e a primeira nas duplas masculinas. Antes de Soares, Maria Esther Bueno levou o título nas parcerias femininas em 1960, e Tiago Fernandes, hoje com 23 anos e já aposentado do tênis, venceu a chave juvenil em 2010.
Maria Esther Bueno, inclusive, foi a única a conseguir um feito que Soares também iguala na Austrália. Além da final deste sábado, o brasileiro ainda tem outra decisão – a de duplas mistas – no mesmo Slam, coisa que um homem do país nunca tinha feito e que a ex-tenista alcançou seis vezes.
Considerando simples, duplas e juvenis, o título de Bruno é o 30º do tênis brasileiro. Entre os duplistas homens, o último a conseguir conquistar um Grand Slam havia sido Marcelo Melo, atual número 1 do mundo, que, na última temporada, ficou com o troféu de Roland Garros, ao lado do croata Ivan Dodig.
O próprio Soares já havia conquistado dois Majors, os US Open de 2012 e 2014, mas ambos nas duplas mistas – respectivamente, ao lado da russa Ekaterina Makarova e da indiana Sania Mirza. Nas parcerias masculinas, seu melhor resultado também havia sido nos Estados Unidos, em 2013, quando foi vice.
Para vencer Nestor e Stepanek neste sábado, Soares e Murray precisaram buscar a virada, depois de um primeiro set ruim, perdido por 6-2. Nas parciais seguintes, porém, o brasileiro e o britânico reagiram e, com quebras solitárias, fizeram valer a vantagem para conquistar o título em 2h19min de jogo.
“É difícil. Sempre sonhei com este momento e agora não sei o que dizer. Quero agradecer a nossos rivais e a Jamie. Foi só um mês, mas acho que já podemos nos aposentar”, brincou o brasileiro, ainda em quadra, seguido por Murray, que brincou ao ver o irmão, Andy, em seu box: “Você devia estar na cama”.
Murray também conquistou um Grand Slam nas duplas pela primeira vez na carreira, depois de dois vices consecutivos, em Wimbledon e no US Open de 2015, jogando ao lado do australiano John Peers. No Australian Open, inclusive, o britânico nunca tinha ido além da terceira rodada.