Presidente Dilma autoriza instalação de Embrapa em Alagoas
A presidente Dilma Rousseff (PT) autorizou na tarde desta sexta-feira,(29/01/16), atendendo a pedido da Ministra Kátia Abreu que escolheu Alagoas para ser nova sede da Embrapa que será instalada na cidade de Rio Largo.
E agora a ministra Kátia Abreu depois do carnaval pretende vim Alagoas para saber onde será a sede da Embrapa. Somente Alagoas, Espírito Santo e Rio Grande do Norte que ainda não tinha Embrapa.
Em Rio Largo a sede da Embrapa vai funcionar no Centro de Estudos de Ciências Agronômicas, onde hoje funciona uma UEP da Embrapa – Unidade de Extensão de Pesquisa que provavelmente será transferida para Arapiraca para atender um pleito da prefeita Célia Rocha e funcionará no Polo agro alimentar.
A nova unidade da Embrapa será em Alagoas e terá como tema “Alimentos funcionais, aromes e sabores”
Segundo informação dada do gabinete da ministra pelo assessor especial Ricardo Araujo Santa Rita, que declarou: “O motivo é porque nós somos o maior produtor de alimentos e temos potencial vocacional turístico”.
Ricardo Santa Rita, disse ainda, e o conceito de aliar turismo à gastronomia demanda a produção de alimentos de qualidade.
Já o secretário de Agricultura, empreendedor Álvaro Vasconcelos, disse ao Blog do Bernardino, com exclusividade: Há o trabalho social com o produtor rural e também implantação de escola restaurante com capacitação técnica para economia de serviços ligada a hospitalidade.
Enfim, a nossa cara, a cara de Alagoas vivendo um novo tempo com um governador jovem, disse Vasconcelos.
Projeto iniciado em parceria dos Ministérios da Agricultura e Turismo na gestão de Vinicius Lages.
Segundo o Maurício Lopes Presidente Embrapa os alimentos funcionais é esse novo conceito de alimentação saudável e energética. Extrair a propriedade que o alimento tem para gerar valores. No centro de pesquisa a gente pode ver como agregar valor a produção de produtos simples como mandioca, ação, guaraná, leite e açúcar.
Para ele, “é a nova aposta do mercado mundial que busca na alimentação saudável a melhor forma de prevenção a doenças”. No Japão desde a década de 80 o governo trabalhou nesse sentido e conseguiu reduzir os gastos de saúde com a prevenção através da alimentação.
Perspectiva de implantação até final deste ano, disse o presidente da Embrapa.
Bernardino Souto Maior/ Diário de Arapiraca