Caravana da Carpil realiza visita técnica a Coopaíta em Itaberaba na Bahia
Grazi Duarte
Repórter Especial do Estadão Alagoas
A delegação de produtores e produtoras rurais, técnicos e líderes de associações, assentamentos, cooperativas e de sindicatos do estado de Alagoas que participam da viagem realizada pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL), chegaram nesta quinta-feira (28), em Itaberaba-Bahia, para visitar a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaíta).
O objetivo da visita tem como foco principal conhecer as tecnologias no processo de industrialização de frutas desidratadas. Vale observar, que a Coopaíta é a única no País a comercializar o abacaxi in natura.
Após a visita, que finaliza no inicio da tarde, a caravana parte em direção ao Distrito Federal,e São Paulo, concretizando visitas técnicas, e completa o roteiro no Estado do Paraná, para participar do 28ª edição do evento tecnológico que acontece de 01 a 05 de fevereiro.
A ação é uma intercooperação entre a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil). A Coopavel proporciona a troca de experiências, e o contato com as novas tecnologias a diversos produtores.
Em Brasília, a caravana visita a Cooperativa de Taquara -Cootaquara – a maior produtora, beneficiadora e distribuidora de pimentão, e várias hortaliças no País, para conhecer os meios de produção e técnicas das estufas, central de embalagens e semi processamento de hortaliça tipo; quiabo, beterraba, cenoura, berinjela, batata, pepino, tomate e várias folhosas á exemplo da alface, couve e cheiro verde, no modelo tradicional.
Na produção da Cootaquara 30% da produção de hortaliça e frutas são comercializadas no Programa Nacional de alimentação escolar (PNAE).
Ainda nesta sexta-feira (29), a caravana conhece o Modelo Orgânico, e será recepcionada pelo deputado estadual Joe Valle, proprietário da fazenda Malunga, localizada na Colônia Agrícola Lamarão, no Distrito Federal. Lá, a caravana conhecerá a trajetória da fazenda, que é a maior em produção de hortaliças orgânicas da América Latina, além de produzir 700 litros de leite orgânico dia, a pasto com girolando e gir leiteiro, servindo de aprendizado e conhecimento para os componentes da delegação alagoana.
À noite participa de um jantar com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Codevasf.
Um dos trajetos mais aguardados da viagem é a chegada à Cascavel (PR,) que provavelmente deve acontecer no domingo, dependendo das condições metrológicas durante o percurso.