Igaci; afogamento nas àguas do Jacuípe
Neste domingo (24), houve registro de uma morte por afogamento no município de Igaci, no açude Jacuípe, este bastante afamado na região pelo sua dimensão, volume de água e profundidade.
A vítima foi o agricultor identificado até o momento como Roberto, 30 anos de idade e residente no loteamento Antonio Balbino naquele município.
Populares informaram que o mesmo saiu de casa no dia de ontem (domingo) para tomar banho no açude. Suspeita-se que ele tenha decidido nadar em direção às águas profundas do reservatório, Porém, por razões ainda não esclarecidas, sua tentativa terminou em afogamento.
O corpo de Roberto emergiu na manhã desta segunda feira, estando a polícia e familiares tomando as providências cabíveis.
“Afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes de todo o mundo. No Brasil, as características do clima, a vasta rede hidrográfica e o tamanho do litoral representam fatores de risco importantes para os afogamentos.
O afogamento ocorre, em geral, por asfixia em virtude da aspiração de líquido,
que obstrui as vias aéreas e é responsável por alterações nas trocas gasosas, que levam à hipoxemia (insuficiência das taxas de oxigênio no sangue) e acidose metabólica.
Prevenção
Alguns cuidados são fundamentais para diminuir o risco de afogamentos. O primeiro é evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água. O outro é não perder as crianças de vista nos ambientes em que há água por perto. Especialmente aquelas que não sabem nadar, devem usar boias e coletes salva-vidas o tempo todo. O acesso a piscinas em residências e clubes deve ser dificultado pela colocação de grades.
É indispensável que, tão logo atinjam a idade conveniente, as crianças aprendam a nadar.”
Da Redação