Impeachment! Câmara de Tanque D`Arca cassa mandato de prefeito e vice

Captura de Tela 2016-01-19 às 19.53.58-cropEm julgamento realizado nesta terça-feira 19, na Câmara Municipal de Tanque D´Arca, Roney Valença e seu vice Valdemir Bezerra,  tiveram seus mandatos cassados, num processo que vinha se arrastando desde 2013.

Ambos pertencentes ao PMDB, já haviam sido  julgados e condenados pelo TRE/TRF, por fraudes em licitações, desvio de dinheiro público, falsidade ideológica, formação de quadrilha e desvios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Levados ao processo de impeachment, a Câmera Municipal confirmou a condenação, numa sessão bastante tumultuada pelo acusado Roney Valença. Já o vice Vademir Lima sequer apresentou defesa, nem tampouco apareceu na sessão.

A cassação se deu em face do resultado;  6 votos a favor, um contra e duas abstenções.

Captura de Tela 2016-01-19 às 20.02.50-crop

Antes mesmo de terminar a sessão, Roney Valença e seu advogado pediram uma certidão, afirmando que iria pedir a anulação por terem ultrapassado o tempo estabelecido.

“A sessão cumpriu os ritos, recorrer a justiça é um direito deles. Vale salientar que os direitos da defesa não foram cerceados, uma vez que determinei e concedi a palavra por duas horas para que denunciados ou seus defensores se manifestassem, momento em que estes já não mais se encontravam no plenário, abrindo mão da defesa. Eles permaneceram no plenário até a finalização da leitura do relatório a espera da tal certidão”, explicou o presidente da câmara, José Luiz.

Bastante exaltado e proferindo palavrões direcionados aos vereadores, Roney Valença bradou nervosamente, que iria recorrer da sentença.

O embróglio envolvendo os gestores de tanque d’Arca começou há cerca de três anos, quando o Desembargador do TRF, Rogério Fialho Moreira, acatou denúncia de desvios de verbas federais entre os anos de 2009 e 2012 no município e afastou dos cargos o prefeito, o vice-prefeito e mais 18 pessoas, entre elas a Procuradora da cidade, Uiara Francine Tenório da Silva.

 

Da Redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *