Hospital Helvio Auto inicia atendimento a bebês com microcefalia nesta terça
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) inicia nesta terça-feira (22) o atendimento às crianças microcéfalas. Primeiramente os bebês serão avaliados por uma infectopediatra e seguirão em acompanhamento após a realização de exames. Um neuropediatra também assistirá as crianças que apresentarem alterações nos exames de tomografia.
Após enviar proposta à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e obter o apoio da pasta, o Hospital Helvio Auto será referência no atendimento e acompanhamento dos casos de microcefalia que forem detectados no estado até o fim do ano. No momento, são 123 casos (117 já nascidos e 6 intrauterinos).
Os atendimentos não são gerados por demanda espontânea. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau está realizando uma busca para localização de todas as famílias que tiveram casos de microcefalia para que as crianças iniciem o atendimento.
Seguindo o Protocolo de Atendimento de Crianças com Microcefalia do Ministério da Saúde, as crianças primeiramente serão encaminhadas ao Hospital Geral do Estado para realizar exames de tomografia. Após a realização desses exames, os bebês serão atendidos no Hospital Helvio Auto.
Atendimento
As crianças que apresentarem tomografias normais serão avaliadas pela infectopediatra, inicialmente, todas as terças-feiras, com possibilidade de ampliação nos dias de atendimento a depender da demanda. As crianças com resultado de tomografia alterado, após avaliação imediata no Hospital Helvio Auto, serão primeiramente atendidas pela neuropediatra da clínica infantil Daisy Breda. Para suprir a demanda crescente, um especialista em neuropediatria, contratado pela Sesau, inicia atendimento no Hospital Helvio Auto no dia 4 de janeiro de 2016.
Dependendo da gravidade do caso, a criança será acompanhada mensalmente ou de 4 em 4 meses pelos profissionais do Hospital Helvio Auto. Algumas crianças receberão atendimento até os dois anos de idade, enquanto outras necessitarão de acompanhamento a vida toda.
A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, infectologista Mardjane Alves, explica que o quanto antes iniciar o acompanhamento, mais resultado essas crianças terão, pois os primeiros mil dias de vida são essenciais para o estímulo e desenvolvimento das crianças em alguns casos de microcefalia.
Avaliação multidisciplinar
“O Hospital Helvio Auto assume o seu papel diante da sociedade e dá a resposta a esta epidemia de microcefalia ao disponibilizar seus profissionais e seu espaço físico para atendimento dos bebês vítimas da doença”, enfatizou a coordenadora do SAE do Hospital Helvio Auto, Mardjane Alves.
As crianças atendidas no Hospital Helvio Auto que apresentarem necessidade ainda passarão por reavaliação de uma equipe multidisciplinar da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
Agência Alagoas