Número de refugiados no mundo baterá todos os recordes em 2015, ultrapassando 60 milhões

9O ano de 2015 deverá quebrar todos os recordes de número de refugiados que, fugindo de conflitos e perseguições, buscam abrigos em outros países. A conclusão foi anunciada em um novo relatório da Acnur (agência da ONU para Refugiados), lançado nesta sexta-feira (18) e denominado Mid-Year Trends 2015.

Segundo a agência, neste ano, quase um milhão de pessoas cruzaram o mar Mediterrâneo como refugiados e migrantes. Os conflitos na Síria e em outros lugares do mundo ainda não arrefeceram e a tendência é de que o número de pessoas forçadas a se deslocar se mantenha em níveis altos.

A quantidade de pessoas que se deslocam internamente também subiu para 34 milhões, 2 milhões a mais do que em 2014. Se forem incluídas estatísticas de outras agências humanitárias, a Acnur afirma que o número de pessoas forçadas a se deslocar, em todo o mundo, ultrapassará o de 60 milhões em 2015.

Com dados atualizados entre janeiro e junho de 2015, o estudo aponta crescimento nas três principais categorias de deslocamento: refugiados, solicitantes de refúgio e deslocados internos (pessoas forçadas a fugir dentro de seus próprios países).

No total, pelos dados exclusivos da agência, o número de refugiados no mundo chegou a 20,2 milhões de pessoas, contra 19,5 milhões em dezembro de 2014. Desde 1992, a marca dos 20 milhões não era ultrapassada.

Para o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, esse fenômeno tem repercussões profundas nos países.

— O deslocamento forçado afeta profundamente a nossa realidade e as vidas de milhões de seres humanos, sejam aqueles forçados a fugir quanto os que oferecem abrigo e proteção.

Ele completa dizendo que o momento é de mobilização e preocupação com as dificuldades dos refugiados.

— Nunca houve uma necessidade tão nítida de tolerância, compaixão e solidariedade para com as pessoas que perderam tudo.

 

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *