Palmeira dos Índios registra morte por caso suspeito de febre Chikungunya
Mais um caso suspeito da febre Chikungunya foi registrado em Palmeira dos Índios na tarde desta quinta-feira (10).
Desta vez, um homem identificado como José Isidorio da Silva Ferreira, de 56 anos, faleceu em sua residência na Avenida Viera de Brito no Bairro São Cristóvão.
Segundo informações, a vítima teria dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a suspeita de que possivelmente seria a febre Chikungunya.
José Isidorio passou mal e veio a falecer nos braços da filha.
O corpo foi liberado para sepultamento.
A FEBRE
A febre Chikungunya é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus.
Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaléia, vômito e diarreia.
Um agravante é o fato das dores nas articulações chegarem a persistir por até 10 meses. A Chikungunya, ainda que não muito frequentemente pode levar a morte.
PREVENÇÃO
Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para a prevenção da dengue, ou seja, não deixar entulho no quintal ou nas ruas; cobrir a caixa d’água e piscinas, guardar baldes virados para baixo, colocar terra ou areia nos pratos de vasos de planta, retirar as folhas e sujeira de calhas que dificultam o escoamento da água, manter a lata de lixo devidamente tampada, guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva e manter poços de água devidamente tampados.