Alimento integral provoca gases, mas faz bem ao intestino
A flatulência pode ser uma péssima consequência, mas é um bom sinal de boa alimentação. Um estudo dinamarquês comprovou que pessoas que consomem alimentos integrais têm mais gases que as que não consomem este tipo de alimento. As informações são do site DailyMail.
Além disso, as pessoas que se alimentam com mais grãos na dieta também vão ao banheiro com maior frequência. O estudo envolveu 75 participantes e analisou a função dos grãos no sistema digestivo do organismo.
Os pesquisadores ressaltaram que os alimentos integrais podem diminuir o risco de ataque cardíaco, derrame e diabetes tipo 2, além de ajudar a controlar o peso.
Stine Vuholm, autora do estudo e pesquisadora do Instituto de Esportes e nutrição da Universidade de Kopenhagen, na Dinamarca, afirma que os participantes que consumiram mais alimentos integrais produziam mais gases que os demais.
— Os que não comeram os grãos se sentiram mais cansados e inchados.
A pesquisadora explica que a dieta mais fibrosa leva mais tempo para ser digerida, e o alimento fica acumulado no intestino.
— E é por isso que os gases são formados. As fibras não são completamente digeridas e o corpo acumula esse gás.
Um dos problemas que a pesquisadora cita é que esse acúmulo de gás pode causar dores abdominais.
— Muitos pacientes reclamaram disso. Por isso é importante e necessário ir ao banheiro mais vezes ao começar uma dieta baseada em fibras.
Fonte: R7